OFERTA FORMATIVA

Ref. 295ACD_1_2026 Inscrições abertas até 23-01-2026 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD_1_2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 29-01-2026

Fim: 30-01-2026

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar

Destinatários

Educadores de Infância;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares | Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar

Enquadramento

A Perturbação de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção (PHDA) é a perturbação do neurodesenvolvimento mais comum na infância, com uma prevalência média de 5%. Os sintomas encontram-se presentes desde a idade pré-escolar e apresentam uma forte persistência na idade escolar. Para além das dificuldades próprias decorrentes dos sintomas, esta perturbação encontra-se associada a um elevado número de comorbilidades (e.g., perturbação de oposição e desafio) e as crianças que a apresentam tendem a demonstrar dificuldades significativas a nível académico, social, emocional e comportamental. Esta ação de formação enquadra-se numa perspetiva de intervenção e de prevenção, pois a identificação precoce, assim como o apoio precoce, podem ajudar a prevenir dificuldades futuras. Assim, esta ação de formação pretende capacitar os educadores de infância relativamente a esta temática, providenciando formação acerca do que é a PHDA e de como se manifesta nos seus alunos do pré-escolar, as dificuldades associadas, os fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento adaptativo das crianças, e como lidar com os desafios decorrentes desta perturbação na sala de aula. Esta ação de formação proporcionará uma abordagem baseada na evidência científica e será apresentada investigação recente e em desenvolvimento.

Objetivos

Compreender o impacto da PHDA no desenvolvimento e no rendimento da criança, destacando a importância da identificação atempada, e os seus desafios. · Abordar as trajetórias de desenvolvimento das crianças com PHDA, enfatizando as suas forças e as dificuldades associadas, e a sua evolução no tempo. · Explorar os fatores de risco e de proteção para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças com sintomas ou a risco de PHDA. Nomeadamente, fatores individuais, relacionais, ambientais e culturais. · Abordar a inclusão escolar, discutindo desafios na sala de aula, estratégias de inclusão, e a promoção de ambientes pré-escolares acolhedores e inclusivos. · Identificar práticas pedagógicas que promovem o sucesso de todas as crianças e práticas específicas para crianças com dificuldades de atenção e/ou hiperatividade, promovendo o seu sucesso e o seu bem-estar.

Conteúdos

PHDA: manifestação e identificação. Trajetórias de desenvolvimento e dificuldades associadas à PHDA. Fatores de risco e de proteção para um desenvolvimento adaptativo das crianças com PHDA. Inclusão escolar: promoção de ambientes pré-escolares acolhedores e inclusivos. Práticas pedagógicas para apoiar todas as crianças, e as crianças com PHDA.

Metodologias

Serão adotadas metodologias de ensino diversas, com especial enfoque em abordagens de aprendizagem ativa. A ação de formação incluirá a exposição de conteúdos, proporcionando uma base teórica sobre os tópicos abordados. Adicionalmente, os formandos serão convidados a partilharem desafios que encontram nas suas salas de aula, e a partilharem estratégias; também serão convidados à reflexão sobre como poderão implementar ambientes pré-escolares inclusivos nas suas salas de aula. Finalmente, serão proporcionados materiais para um trabalho autónomo, promovendo a retenção da informação e a reflexão sobre as suas práticas


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2026 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 30-01-2026 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Não existem ações.

Ref. 298ACD_62-2025 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD_62_2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 18-12-2025

Fim: 18-12-2025

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas das Olaias

Formador

Ana de Lurdes Martins Logrado

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares | Agrupamento de Escolas das Olaias | Associação Ponte

Enquadramento

Destinada a professores, formadores, mediadores interculturais e psicólogos educativos que trabalham com jovens migrantes (15-24) oriundos de países terceiros, pretende capacitar professores e formadores de Português Língua Não Materna e Português Língua de Acolhimento de escolas públicas e privadas para o trabalho com jovens migrantes oriundos de países externos à União Europeia, com foco particular em jovens sem escolaridade prévia ou sem domínio de uma língua latina. Pretendemos promover a aprendizagem efectiva da língua nos cursos de Português níveis A1 e A2, que partem de pressupostos de aprendizagens prévias que muitos destes indivíduos não possuem. Para tal, ofereceremos capacitação a professores de PLNM e PLA para a alfabetização e introdução a conceitos básicos desta população específica, com adaptação de materiais existentes a esta faixa etária; colmatando assim défices que existem no ensino de conteúdos básicos a uma faixa etária mais avançada.

Objetivos

Capacitação de professores e formadores de jovens migrantes nacionais de países terceiros para a alfabetização e introdução a conceitos básicos para leitura e escrita da língua portuguesa que servirão de base a uma aprendizagem efectiva dos níveis A1 e A2.

Conteúdos

Motricidade fina e o manuseio do material escolar; - Letras, palavras, frases; espaços, pontuação e a primeira escrita; - Métodos fonético e silábico e as primeiras leituras; - Vocabulário pertinente e a aprendizagem centrada no aluno; - Preparação de materiais adaptados; - Boas práticas, estratégias e ferramentas em sala de aula.

Metodologias

Os temas serão tratados em duas sessões de 3h cada com todo o grupo. Durante as sessões, decorrerão períodos de formação teórica e trabalhos de natureza teórico-prática e prática, durante os quais os formandos realizarão atividades que visam a aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de metodologias para co-criação de soluções.

Modelo

No final da ação, será pedido aos formandos que respondam a um questionário de satisfação relativamente à mesma, que abordará a qualidade do programa da ação; do funcionamento da ação; e do desempenho dos formadores/ formandos, com possibilidade de sugestões em campo de resposta aberto.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-12-2025 (Quinta-feira) 09:30 - 17:30 8:00 Presencial

Ref. 300ACD_64_2025 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD_64_2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 18-12-2025

Fim: 18-12-2025

Regime: e-learning

Local: ONLINE

Formador

Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares | Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna

Enquadramento

A AFCD “Ler para aprender com a Biblioteca Escolar”, insere-se num projeto com o mesmo nome que irá ser realizado no Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, em Lisboa. Proposto pela Equipa da Biblioteca Escolar, o projeto integra atividades de leitura e compreensão de textos expositivos, com vista à construção de conhecimento, contribuindo para “melhorar as aprendizagens nas suas diversas dimensões” (Eixo 2 do Projeto Educativo do Agrupamento). Nesta ação procura-se apresentar aos docentes do Agrupamento o projeto, os pressupostos teóricos que o norteiam, bem como algumas estratégias e atividades a realizar com os alunos no âmbito da leitura e construção de conhecimento.

Objetivos

Apresentar o projeto “Ler para aprender com a Biblioteca Escolar” - Fundamentar teoricamente o projeto com base em investigação realizada no âmbito da aprendizagem da leitura com vista à construção de conhecimento - Partilhar propostas de leitura e compreensão de textos expositivos - Explicar o modo de organização do projeto a realizar ao longo do ano letivo

Conteúdos

Aprendizagem da leitura: da decifração à compreensão - Textos expositivos: importância e caraterísticas - Leitura e compreensão de textos expositivos: estratégias cognitivas e metacognitivas, estrutura e vocabulário - Monitorização da compreensão: tipos de perguntas e níveis de compreensão - Escrita de resumos e construção de esquemas - Partilha de conhecimento construído

Metodologias

A ação terá momentos de exposição teórica sobre os temas, momentos de reflexão dos docentes, com intervenções orais sobre o tema, a partir de questões apresentadas durante a ação, mas também a partilha de sugestões e a colocação de questões sobre o projeto.

Modelo

No final da ação será realizado um questionário de satisfação.


Observações

limitado aos docentes do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-12-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona

Ref. 299ACD_63-2025 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD_63_2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 17-12-2025

Fim: 19-12-2025

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas das Olaias

Formador

Ana de Lurdes Martins Logrado

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares | Agrupamento de Escolas das Olaias | Associação Ponte

Enquadramento

Destinada a professores, formadores, mediadores interculturais e psicólogos educativos que trabalham com jovens migrantes (15-24) nacionais de países terceiros. Pretendemos promover a inclusão destes alunos na escola e fornecer ferramentas aos professores e formadoras que com eles trabalham, para facilitar aprendizagens efectivas. Para tal, ofereceremos mais informação e enquadramento sobre as diferentes realidades e particularidades da migração, em particular para estas crianças e jovens; abordaremos conteúdos teóricos relativos ao ensino desta população e aprofundaremos técnicas, estratégias e práticas em sala de aula para aplicação no dia-a-dia.

Objetivos

1 - Inclusão escolar mais bem sucedida de jovens migrantes nacionais de países terceiros 2 - Capacitação de professores e formadores para o ensino efetivo de jovens migrantes nacionais de países terceiros

Conteúdos

Contextos situacional e jurídico de crianças e jovens migrantes nacionais de países terceiros O caso particular dos jovens estrangeiros não acompanhados A saúde mental em crianças e jovens migrantes nacionais de países terceiros A teoria bioecológica de Bronfenbrenner e os possíveis papéis da escola Estratégias socioemocionais para apoio ao trabalho em grupos diversos Boas práticas, estratégias e ferramentas em sala de aula

Metodologias

Os temas serão tratados em duas sessões de 3h cada com todo o grupo. Durante as sessões, decorrerão trabalhos de natureza teórico-prática e prática, durante os quais os formandos realizarão atividades que visam a aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de metodologias para co-criação de soluções.

Modelo

No final da ação, será pedido aos formandos que respondam a um questionário de satisfação relativamente à mesma, que abordará a qualidade do programa da ação; do funcionamento da ação; e do desempenho dos formadores/ formandos, com possibilidade de sugestões em campo de resposta


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-12-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
2 19-12-2025 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial

Ref. 285ACD_54_2025 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD_54_2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-12-2025

Fim: 16-12-2025

Regime: e-learning

Local: ONLINE

Formador

Ana Rita Neves da Fonseca Carreira

Ana Cristina da Costa Mano Xavier

Helena Isabel Gonçalves de Miranda Gil

Destinatários

Educadores de Infância;Professores do 1º Ciclo;Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

direção-Geral da Educação | Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

Esta ação tem como principal finalidade apoiar os docentes que estão a iniciar a implementação do Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI), na educação pré-escolar, salvaguardando a qualidade desta oferta, atendendo aos seus contextos específicos. Tal inclui análise e debate sobre o preconizado nas orientações para a implementação do Programa neste nível de educação, mostra de e reflexão sobre práticas pedagógicas de referência e sobre a avaliação dos processos, do ambiente educativo e das aprendizagens das crianças.

Objetivos

Sessão 1 (2 horas) Objetivo: Sensibilizar os educadores de infância e os professores de Inglês para: · os princípios da educação bilingue, em linha com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) · a importância da aprendizagem holística na educação pré-escolar Conteúdos e metodologia: · Caracterização sumária do PEBI · Apresentação, análise, discussão e reflexão sobre a documentação de referência para a implementação do Programa na educação pré-escolar Sessão 2 (2 horas) Objetivo: · Capacitar educadores de infância e professores de Inglês sobre práticas pedagógicas bilingues de referência Sessão 3 (2 horas) Objetivo: · Aprofundar o conhecimento dos educadores de infância e professores de Inglês sobre a avaliação dos processos, do ambiente educativo e das aprendizagens das crianças Conteúdos e metodologia: · Utilização das OCEPE como o documento legal para o planeamento e a avaliação · Relatos de práticas sobre o processo de planeamento e avaliação como apoio da gestão do currículo e do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças

Metodologias

A ação de formação contará com sessões de carácter teórico-prático, com explicação didático-pedagógica de cada conteúdo. A ação será avaliada com recurso a um questionário para aferir o grau de satisfação dos formandos sobre a pertinência desta ação na implementação do Programa e na melhoria das práticas dos docentes.


Observações

Docentes prioritários: Escolas PEBI https://www.dge.mec.pt/programa-escolas-bilinguesbilingual-schools-programme

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-12-2025 (Terça-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona
2 11-12-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona
3 16-12-2025 (Terça-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona

Ref. 286ACD_56_2025 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD_56_2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 27-11-2025

Fim: 11-12-2025

Regime: e-learning

Local: ONLINE

Formador

Ana Rita Neves da Fonseca Carreira

Ana Cristina da Costa Mano Xavier

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

Esta ação tem como finalidade principal apoiar os professores que estão a iniciar a implementação do Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI), no presente ano letivo, nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (CEB), salvaguardando a qualidade desta oferta, atendendo aos seus contextos específicos. Tal inclui análise e debate sobre o preconizado nas orientações para a implementação do Programa nestes ciclos de ensino, mostra de e reflexão sobre práticas pedagógico-didáticas de referência e sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos.

Objetivos

Sessão 1 (2 horas) Objetivo: Sensibilizar os professores de 2.º e 3.º CEB das disciplinas não linguísticas (DNL) e de Inglês para: · os princípios do ensino bilingue nos 2.º e 3.º CEB · a importância da aprendizagem integrada no contexto bilingue Conteúdos e metodologia: · Caracterização sumária do PEBI · Apresentação, análise, discussão e reflexão sobre a documentação de referência para a implementação do Programa nestes ciclos de ensino Sessão 2 (2 horas) Objetivo: · Capacitar os professores de 2.º e 3.º CEB das DNL e de Inglês sobre práticas pedagógico-didáticas bilingues de referência Conteúdos e metodologia: · Ilustração de práticas pedagógico-didáticas · Identificação de fatores inerentes a práticas de referência · Partilha de ideias para o desenvolvimento de projetos, sequências e/ou atividades de aprendizagem, tendo em conta os interesses e a motivação dos alunos, em linha com as aprendizagens essenciais Sessão 3 (2 horas) Objetivo: · Aprofundar o conhecimento dos professores de 2.º e 3.º CEB das DNL e de Inglês sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos Conteúdos e metodologia: · Utilização das aprendizagens essenciais como referencial orientador da avaliação · Análise ilustrada sobre o processo de planeamento e avaliação como apoio à gestão do currículo e ao desenvolvimento da aprendizagem.

Metodologias

A ação de formação contará com sessões de carácter teórico-prático, com explicação didático-pedagógica de cada conteúdo. A ação será avaliada com recurso a um questionário para aferir o grau de satisfação dos formandos sobre a pertinência desta ação na implementação do Programa e na melhoria das práticas dos docentes


Observações

Docentes Prioritários: Escolas PEBI https://www.dge.mec.pt/programa-escolas-bilinguesbilingual-schools-programme

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 11-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona

Ref. 284ACD_55_2025 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD_55_2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 25-11-2025

Fim: 09-12-2025

Regime: e-learning

Local: ONLINE

Formador

Ana Rita Neves da Fonseca Carreira

Ana Cristina da Costa Mano Xavier

Destinatários

Professores do 1º Ciclo;Professores do 2º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Direção-Geral da Educação | Centro de Formação Prof. João Soares

Enquadramento

Esta ação tem como finalidade principal apoiar os docentes que estão a iniciar a implementação do Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI), no presente ano letivo, no 1.º ciclo do ensino básico (CEB), salvaguardando a qualidade desta oferta, atendendo aos seus contextos específicos. Tal inclui análise e debate sobre o preconizado nas orientações para a implementação do Programa neste nível de ensino, mostra de e reflexão sobre práticas pedagógico-didáticas de referência e sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos.

Objetivos

Sessão 1 (2 horas) Objetivo: Sensibilizar os professores de 1.º CEB e professores de Inglês sobre: · os princípios do ensino bilingue no 1.º CEB · a importância da aprendizagem holística neste ciclo de ensino Conteúdos e metodologia: · Caracterização sumária do PEBI · Apresentação, análise, discussão e reflexão sobre a documentação de referência para a implementação do Programa neste ciclo de ensino Sessão 2 (2 horas) Objetivo: · Capacitar os professores de 1.º CEB e professores de Inglês sobre práticas pedagógico-didáticas bilingues de referência Conteúdos e metodologia: · Ilustração de práticas pedagógico-didáticas · Identificação de fatores inerentes a práticas de referência · Partilha de ideias para o desenvolvimento de projetos, sequências e/ou atividades de aprendizagem, tendo em conta os interesses dos alunos, em linha com as aprendizagens essenciais Sessão 3 (2 horas) Objetivo: · Aprofundar o conhecimento dos professores de 1.º CEB e professores de inglês sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos Conteúdos e metodologia: · Utilização das aprendizagens essenciais como referencial orientador da avaliação · Análise ilustrada sobre o processo de planeamento e avaliação como apoio à gestão do currículo e ao desenvolvimento da aprendizagem.

Metodologias

A ação de formação contará com sessões de carácter teórico-prático, com explicação didático-pedagógica de cada conteúdo. A ação será avaliada com recurso a um questionário para aferir o grau de satisfação dos formandos sobre a pertinência desta ação na implementação do Programa e na melhoria das práticas dos docentes


Observações

Docentes Prioritários: Escolas PEBI https://www.dge.mec.pt/programa-escolas-bilinguesbilingual-schools-programme

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-11-2025 (Terça-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona
2 02-12-2025 (Terça-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona
3 09-12-2025 (Terça-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Online síncrona