OFERTA FORMATIVA

Ref. 140A19 Inscrições abertas até 13-05-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123239/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 16-05-2024

Fim: 20-06-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Padre António Vieira

Formador

Estrella Luna Muñoz

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

A participação cidadã do aluno dentro e fora da escola é essencial para uma aprendizagem para a vida. Para isso, é essencial promover a liderança do professor na criação de práticas pedagógicas participativas, que estejam integradas no curriculum de uma forma mais criativa. A implementação e criação de projetos artísticos, culturais e digitais que incentivem uma experimentação com temas e debates de interesse dos alunos, procura desenvolver as competências e habilidades do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A prática de uma participação ativa, um pensamento critico e divergente podem ser exploradas com o fato de dar voz aos alunos e também dar a voz aos professores. Ensinar desde a pratica mas também trabalhar a motivação do professor para experimentar projetos com a integração da comunidade escolar e a localidade, pode contribuir na transformação do significado da escola para um espaço de criação, de ação, de reflexão, de partilha e aprendizagem.

Objetivos

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de: -Criar e integrar dinâmicas pedagógicas, seja artísticas, culturais e ou digitais dentro das suas áreas curriculares. -Desenvolver as capacidades e habilidades do aluno com projetos interdisciplinares que incentive a participação cidadã ativa e integre a comunidade escolar. -Planificação e monitorização da avaliação diferenciadora do processo de aprendizagem do aluno.

Conteúdos

Parte I. Planificação 1.Cidadania ativa, participação democrática e liderança. Cidadãos globais dentro e fora da sala de aula. 2.Dialogo intercultural e consciência social. Respeito, valores, debates, gestão de conflitos e resolução de problemas. Parte II. Criação e integração 3.Desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 4.Criaçao e desenvolvimentos de projetos interdisciplinares na integração no curriculum. Planificação e trabalho em equipa, colaboração e comunicação com as famílias e a comunidade escolar. 5. Dinâmicas pedagógicas, estratégias digitais, artísticos e culturais internacionais. Parte III. Seguimento e avaliação 6.Trabalho diferenciado do aluno e sua prática do trabalho autónomo. Motivação, interesse e curiosidade. 7.Avaliação e autoavaliação das aprendizagens a partir da experiência. O erro como parte do processo.

Metodologias

 Metodologia participativa e ativa com dinâmicas de grupo.  Aprendizagem a partir da experiência, da prática, da reflexão e do team building.

Avaliação

Formativa, através da participação, trabalho em equipa e pensamento critico nos exercícios realizados nas sessões presenciais. Registo audiovisual do processo de realização do projeto final através de uma plataforma digital. Criatividade, comunicação e utilização digital e tecnológica. Autoavaliação individual e grupal do processo, autonomia, desempenho e do produto final.

Bibliografia

CNE. (2021). “Estado da Educação 2020”. Portugal: CNE. Disponível em: https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1617-estado-educacao-2019Costa, J., & Couvaneiro, J. (2019). “Conhecimentos vs. Competências: Uma Dicotomia Disparada na Educação”. Lisboa:Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho da Presidência do Conselho de Ministros, Educação. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018- 07-06, páginas 2918 – 2928 (Educação Inclusiva)Monteiro, R. (Coord.). (2017). “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”. Lisboa: DGE.UNESCO. (2016). “Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all”. Republic of Korea: UNESCO.



INSCREVER-ME

Ref. 146ACD_7 Inscrições abertas até 20-05-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD_7

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 4.0 horas

Início: 22-05-2024

Fim: 22-05-2024

Regime: Presencial

Local: Fundação Calouste Gulbenkian: 14:30/18:30h

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

Esta formação do Setor de Educação, Mediação e Participação, na sua área da Fábrica de Projetos e com o apoio do Plano Nacional das Artes tem por objetivo partilhar ferramentas pedagógicas de trabalho no campo da cidadania partindo da arte e da educação artística. Nasce de metodologias desenvolvidas no contexto do projeto participativo LUGAR. Lugar é um projeto piloto de educação e criação artística, centrado na ideia de lugar enquanto espaço de construção de identidades, de relações, de memórias e de uma sociedade plural e democrática. É um projeto que transforma o lugar das aprendizagens ao colocar um artista e uma equipa de mediação dentro da sala de aula, ao trabalhar o pensamento e os processos artísticos como ferramentas de leitura do mundo e as obras de arte como ativadores de pensamento crítico e criativo, abrindo espaços de imaginação e cidadania. Ao longo do ano letivo 2022/23, cinco escolas, sete professoras, quatro mediadoras, o artista Márcio Carvalho e 163 alunas e alunos do 3º e 4º anos desenvolveram o primeiro projeto LUGAR. Um dos seus resultados mais visíveis foi a obra de arte participativa Lugar(es) (uma instalação artística no Jardim Gulbenkian) mas foram alcançados muitos outros como a professora Alice Semedo, da Universidade do Porto, que acompanhou a avaliação do projeto, pode atestar e os vários participantes testemunhar. Nesta ACD será feita uma partilha pública do projeto onde serão dados a conhecer o projeto, as metodologias e abordagens experimentadas, a avaliação, os impactos e as transformações ocorridas pela voz dos seus múltiplos fazedores.

Objetivos

• Trabalhar de forma diferenciada a partir de obras de arte; • Potenciar uma relação de proximidade com a obra de arte; • Compreender a multiplicidade de opções nesta forma de relação com a obra de arte e o universo artístico; • Imaginar novos olhares e perspetivas em torno de conceitos de cidadania, direitos humanos e democracia; • Trabalhar conceitos de interculturalidade, multiculturalidade e transculturalidade a partir dos objetos e de obras de arte; • Trabalhar inclusão, equidade e empatia; • Explorar a articulação e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo; • Potenciar metodologias de criação artística como ferramentas de gestão de conflitos. • Debater questões ligadas aos vários tipos de discriminação, nomeadamente ao racismo; • Promover a articulação o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo; • Promover a escuta ativa, a tolerância e a empatia;

Conteúdos

Partindo da análise de um projeto vamos explorar diferentes possibilidades de trabalhar conceitos, ideias e conteúdos por camadas; compreender como relacionar a obra de arte e os seus conteúdos com temas contemporâneos e que ecoam do mundo e sociedade; relacionar interpretações múltiplas e diferenciadas que surgem da obra de arte e transformá-las e em diferentes propostas de exploração; analisar como adaptar e integrar obras de arte e propostas de exploração que nascem destas na abordagem aos currículos escolares como parte de uma metodologia de diversificação e inclusão; através da educação artística responder aos últimos relatórios da OCDE e sobretudo em questões de cidadania e direitos humanos, trabalhando num currículo de justiça social que promova valores como a empatia, a diversidade e a equidade.

Metodologias

A formação terá uma forte componente prática (ação). Haverá momentos expositivos e demonstrativos articulados de momentos práticos e reflexivos.

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de satisfação


Observações

Formadora: Dra. Andreia Coutinho


INSCREVER-ME

Ref. 148B3 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC 123 629/24 – 123 363

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 11-07-2024

Fim: 13-07-2024

Regime: Presencial

Local: Lisboa

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Plano Nacional das Artes /Fundação Aga KHAN

Enquadramento

A ação de formação ‘MERGULHAR: entre a criação artística e os afetos’ é uma viagem sensorial imersiva de partilha de estratégias e metodologias no âmbito das práticas artísticas contemporâneas e dos afetos. Acredita-se, pois, que ao“(...)apostar nas pedagogias criativas, fomentar a relação de empatia professor-aluno, dar voz e autonomia ao aluno, abordar de forma transversal as disciplinas e as literacias e ligar os conteúdos curriculares ao mundo real” (Assis, 2017, p.24), as artes vão descer do pedestal em que, muitas vezes, são colocadas, e vão tornar-se pele-com-pele, olhos-nos-olhos, na sincera experimentação de uma pedagogia do ser. É no confronto entre as práticas criativas, próprias do fazer artístico e as práticas pedagógicas, “(...) tendencialmente sujeitas a formalismos” (Assis, 2017, p.25) que se afirma a eficiência da arte para desenvolver estratégias de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, criticar, construir, formular hipóteses e decifrar metáforas. Deste modo, a relação entre a arte e a educação revela-se transformadora no modo de ver e compreender o mundo, na relação dependente entre o Eu e o Outro, capaz de proporcionar a formulação de novas ideias, relações e conceções, consequência de um crescente espírito crítico fundamental para apreensão de conhecimento ao longo da vida.


Observações

Formador: Ricardo Guerreiro Campos


Ref. 147A20 Inscrições abertas até 12-07-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125525/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 13-07-2024

Fim: 19-07-2024

Regime: Presencial

Local: Instituto Gregoriano de Lisboa

Destinatários

Professores dos Grupos M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M32.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

A organização desta ação de formação enquadra-se no seguinte contexto da organização curricular da Escola Artística do Instituto Gregoriano [EAIGL]: desde há uns anos a essa parte, o trabalho em grupo foi essencialmente realizado entre alunos de piano e canto e, igualmente, orientado de entre pequenos agrupamentos vocais. Do mesmo modo, e com a integração dos instrumentos de cordas no ensino da EAIGL, a organização de grupos de câmara teve sempre um caráter oficioso entre os alunos e docentes o que, em si mesmo, criou um estímulo típico de uma atividade em grupo que foi a de motivar os alunos a desejarem formar grupos já no final do ano letivo anterior. Por conseguinte, por vontade conjunta da comunidade discente, docente e corpos diretivos, o corrente ano letivo de 23.24 vem introduzir a disciplina de música de câmara com caráter oficial, enquanto 3ª hora (45 minutos) da disciplina “classes de conjunto” nos cursos secundário de música e canto gregoriano. Com esta desejada implementação, e num contexto de (quase) total ausência de estágios profissionalizantes ao nível dos Mestrados em Ensino, específicos para esta disciplina (segundo pesquisa que efetuei junto das instituições do ensino superior em Portugal em 2021), tornou-se premente a organização de uma ação com duas vertentes. Por um lado, a partilha de princípios que norteiam a leitura de uma partitura de câmara, sobretudo pela integração de tópicos de várias disciplinas, discutindo-os com exemplos do repertório em estudo. Por outro, a necessidade de criar rotinas de trabalho com os grupos, aplicando diversos fundamentos pedagógicos no sentido de estruturar um pensamento claro para com os grupos, a partir de uma escuta aprofundada, desenvolvida e informada.

Objetivos

Contextualização do ensino da música de câmara no ensino secundário especializado da música; 2. Identificação dos benefícios e respetivos estímulos desta disciplina no ensino do instrumento e na integração em ensembles; 3. Promoção da aprendizagem de estratégias para o trabalho em grupo; 4. Aquisição de competências práticas para o ensino de diferentes formações de câmara; 5. Desenvolvimento do processo de leitura de partituras de música de câmara; 6. Obtenção de ferramentas para a escuta em grupo.

Conteúdos

Descrição: . Questões de contexto da disciplina no ensino artístico . Princípios gerais do ensino do “grupo” . Estratégias para a análise e leitura da partitura em grupo . Desenvolvimento da escuta em formações de câmara . Ensaio, motivação, liderança, linguagem verbal e não verbal Horas: Módulo 1: 8h | Módulo 2: 17h Conteúdos: Módulo 1: Contextualização dos princípios relativos ao ensino da música de câmara; estratégias a adotar exemplificado em repertório diversificado; metodologia da leitura de partituras em grupo; análise e compreensão da obra a partir de questões estruturais (hierarquias, funcionalidade dos instrumentos, texturas, articulação, harmonia, etc.); importância da linguagem não verbal e da liderança no processo de trabalho em grupo; motivação e autonomia no ensaio; disciplina idiossincrática e respetivas abordagens; questões sobre avaliação do trabalho do grupo em contexto de sala de aula, audição e exame. Módulo 2: Observadas as questões explanadas no módulo 1, o módulo 2 compreenderá 17 sessões partilhadas em contexto prático com os diferentes grupos de câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa e alguns grupos da classe da ESML do formador. O formador orientará estes grupos em colaboração com os docentes num espaço de diálogo e debate que pretende, no fundo, estimular e refletir sobre a aplicação prática de todas as questões de cariz teórico, entre outras (definidas, nomeadamente, no módulo 1).

Metodologias

Metodologias: Módulo 1 – Expositiva (formação aberta ao diálogo no fim de cada tópico) Módulo 2 – Aulas práticas

Avaliação

Trabalho Escrito que deverá demonstrar a aplicação do conhecimento teórico-prático adquirido na formação: por um lado, a partir da análise de alguns excertos de partituras de repertório de câmara, vídeos entre outros exemplos similares e, por outro lado, uma reflexão sucinta sobre a experiência pedagógica obtida a partir da observação das aulas (100%). Resultará no não reconhecimento do aproveitamento do formando: 1. A não realização do referido Trabalho Escrito; 2. A obtenção de uma avaliação inferior a 50% Mapa de Presenças: o aproveitamento dos formandos depende igualmente da presença em 17 das 25 horas de formação.

Bibliografia

Sousa, Ana Sofia Ventura de. (2015). Impacto da música de câmara no ensino de piano: estudo exploratório com alunos do 2. º e 3. º ciclos do ensino básico [Dissertação de Mestrado]. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Aveiro.Cotter-Lockard (2020). “Cavani String Quartet ‘The Art of Collaboration’HORWITZ, HARMAT, OSIKA& THEORELL. (2021).BISHOP, L. & GOEBLS, W. (2020).Fernandes, Fabiana Reis Mendonça. (2017). A música de câmara como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da aprendizagem do violino [Dissertação de Mestrado]. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Aveiro.


Observações

Ação de formação prioritária para os docentes do Instituto Gregoriano de Lisboa


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Ref. 136A2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120033/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 06-05-2024

Fim: 20-05-2024

Regime: Presencial

Local: Centro de Formação Prof. João Soares

Formador

Humberto Fernandes Xavier

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e M01 a M32. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Atualmente, colocam-se aos professores novos desafios que exigem a aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos na área das Novas Tecnologias de Informação (TIC). A promoção da utilização desta área de conhecimento no processo de ensino aprendizagem e na gestão organizacional poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Neste contexto, e considerando que a Microsoft Excel constitui uma ferramenta que permite recolher, organizar e tratar informação, o aprofundamento dos conhecimentos em Excel poderá ajudar os professores no exercício da sua profissão. A organização de dados, o cruzamento e análise destes bem como a elaboração de relatórios permitirão aos formandos gerir o processo de ensino aprendizagem, adotando mecanismos de diferenciação pedagógica, e refletir sobre o seu trabalho individual e coletivo, incentivandoos à investigação.

Objetivos

Pretende-se que os formandos no final da ação compreendam a estrutura e o funcionamento do Microsoft Office Excel e utilizem esta ferramenta na planificação e organização do seu trabalho pedagógico. Assim, os professores devem ser capazes de: • Reconhecer fórmulas e funções e aplicá-las em contexto educativo • Aplicar funções de diferentes categorias • Criar gráficos e aplicar filtros de forma automática • Produzir documentos/relatórios de análise descritiva inerentes à função docente • Aplicar a folha de cálculo no seu quotidiano profissional

Conteúdos

1. Trabalhar com células 1.1. Formatar células 1.2. Formatação condicional 2. Modificar e formatar a folha de cálculo 2.1. Configurar cabeçalho e rodapé 2.2. Configurar impressão 3. Fórmulas e funções 3.1. Fórmulas simples 3.2. Editar e alterar fórmulas 3.3. Copiar fórmulas 3.4. Referências relativas, mistas, absolutas e nomes 3.5. Cálculos utilizando funções avançadas 4. Gráficos 5. Listas de dados 5.1. Criar listas de dados 5.2. Filtros automáticos 6. Tabela dinâmica 6.1. Criar uma tabela de dados dinâmica 6.2. Modificar uma tabela dinâmica 6.3. Transformar uma tabela dinâmica num gráfico dinâmico 7. Inserir e formatar imagens e outras formas gráficas 8. Macros 8.1. Noção de Macros 8.2. Gravar macros 8.3. Editar uma macro 9. Importar e exportar informação 9.1. Publicação na web

Metodologias

Ao longo desta ação serão utilizados vários métodos de aprendizagem, nomeadamente, o método expositivo, demonstrativo e a análise e resolução de exercícios e casos práticos. O enfoque da metodologia é predominantemente prático, com vista ao desenvolvimento do “saber fazer”. Sugestão de organização das atividades: Organização e planeamento da ação (1 h) ? Avaliação diagnóstica de competências e práticas; ? Avaliação de necessidades e interesses; ? Debate dos objetivos da ação; Documentação e materiais de apoio. Conceitos e práticas de integração do Microsoft Excel na Educação (1 h) Dinamização de atividades e de recursos utilizando o Microsoft Excel 2010 (12 h) Avaliação dos formandos e da ação (1 h) Avaliação da ação; Avaliação dos formandos.

Avaliação

Avaliação contínua com a apresentação e discussão de um trabalho final. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presencias Trabalhos práticos a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Excel aplicado/Maria do Rosário Bernardo, Mário Carrilho Negas, Pedro Isaías, - LIsboa: FCA Editora de Informática, 2013


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 08-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

Ref. 137A5 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116445/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 02-05-2024

Fim: 20-06-2024

Regime: e-learning

Local: Centro de Formação Prof. João Soares

Formador

Ana Margarida Gomes Vicêncio

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar. Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais

Conteúdos

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: o os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; o a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; o o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; o a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; o a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem). Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula • Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas. • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem • Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. • O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.

Metodologias

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Os docentes devem ser desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N., Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora, 2021.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 09-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

Ref. 144A4 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124273/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 02-05-2024

Fim: 27-06-2024

Regime: b-learning

Local: Centro de Formação Prof. João Soares

Formador

Nuno Alexandre Pôla Padeiro

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

A Direção-Geral da Educação disponibiliza um conjunto de ações de formação que permitem apoiar os professores e as escolas na criação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, promovendo a sua utilização prática e reflexão crítica sobre os resultados e as possibilidades destas intervenções nos seus contextos educativos. A conceção de um cenário inovador pode ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se a construção de ambientes educativos aliciantes, com o uso da tecnologia, que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do conhecimento, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho). Estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular, tendo por referência o Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, que regulamenta a implementação da “Autonomia e Flexibilidade Curricular” nas escolas.

Objetivos

1. Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, no contexto atual de ensino e de aprendizagem; 2. Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores, nomeadamente: - Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a prática dos professores, e sobre os alunos; - Refletir sobre o nível de maturidade relativamente à utilização pedagógica das TIC; - Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos; - Criar e desenvolver “Atividades de Aprendizagem” centradas no aluno; - Experimentar uma “história de aprendizagem” ajustada ao contexto educativo; - Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula; 3. Promover, nas salas de aula e nas escolas portuguesas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras.

Conteúdos

Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: Módulo 1: Toolset 1- Exploração da “Caixa de Ferramentas 1” (5 horas) No Módulo 1 serão abordados os seguintes conteúdos: - Aspetos gerais sobre o projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet. - Toolkit do projeto Future Classroom Lab: conjunto alargado de ferramentas e recursos que orientam para a construção e implementação de Cenários de Aprendizagem (http://bit.ly/Toolkit-FCL). - Conjunto de Ferramentas 1 (Toolset 1): identificação de parceiros para a constituição do grupo de indivíduos interessados na criação do Cenário de Aprendizagem. - Tendências a considerar para a construção de um Cenário de Aprendizagem. Módulo 2: Toolset 2: Exploração da “Caixa de Ferramentas 2” (5 horas) No Módulo 2 serão abordados os seguintes conteúdos: - Conjunto de Ferramentas 2 (Toolset 2): guia de referência do Modelo de Sala de Aula do Futuro. - Apresentação dos descritores do guia de referência do Modelo de Sala de Aula do Futuro. Módulo 3: Toolset 3 - Exploração da “Caixa de Ferramentas 3” (5 horas) No Módulo 3 serão abordados os seguintes conteúdos: - Conjunto de Ferramentas 3 (Toolset 3): recursos, orientações e ferramentas disponibilizadas pelo Toolkit do FCL para a conceção de um cenário inovador de ensino e de aprendizagem. - Apresentação dos descritores do Modelo para a Conceção de Cenários de Aprendizagem. Módulo 4: Toolset 4 -Exploração da “Caixa de Ferramentas 4” (5 horas) No Módulo 4 serão abordados os seguintes conteúdos: - Conjunto de Ferramentas 4 (Toolset 4): Conceção de Atividades de Aprendizagem inovadoras e aliciantes para serem desenvolvidas com os alunos na sala de aula ou em outros ambientes de aprendizagem. - Apresentação da Ferramenta Learning Designer para a construção das Atividades de Aprendizagem. Módulo 5: Toolset 5: Exploração da Caixa de Ferramentas 5 (5 horas) No Módulo 5 serão abordados os seguintes conteúdos: - Conjunto de Ferramentas 5 (Toolset 5): Orientações para a implementação e avaliação da inovação pretendida, bem como a sua validação. - Apresentação de Rubricas para a avaliação das Atividades de Aprendizagem.

Avaliação

Os formandos serão classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC nº 3/2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base em: 1) qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões; 2) cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas (presenciais e não presenciais); 3) qualidade da realização das tarefas propostas (presenciais e não presenciais) e reflexões efetuadas. A ponderação a aplicar na concretização da avaliação da formação é a seguinte: - Participação/Contributos (40%) - Trabalho de aplicação de conteúdos (60%)

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 54/2018 (2018, de 6 de julho), http://dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/dl_54_2018.pdfDecreto-Lei n.º 55/2018 (2018, de 6 de julho), https://dre.pt/home/-/dre/115652962/details/maximizedMagazineME. Perfil dos Alunos para o Século XXI. Lisboa: Ministério da Educação, 2017, https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf “Future Classroom Lab”, http://fcl.eun.org/


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 09-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

Ref. 139A6 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123854/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 30.0 horas

Início: 23-04-2024

Fim: 02-06-2024

Regime: b-learning

Local: Centro de Formação Prof. João Soares

Formador

Carla Maria Santos Oliveira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

A inovação pedagógica e as metodologias de ensino, em sala de aula, devem ser cada vez mais repensadas e utilizadas pelos professores, no sentido de motivar os alunos para a aprendizagem e torná-los intervenientes mais ativos no seu próprio processo de ensino e aprendizagem. A sala de aula deve ser vista como um laboratório de aprendizagem, onde o aluno investiga, cria, partilha, desenvolve, interage e apresenta, desenvolvendo diferentes competências e tendo um contributo ativo no seu processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se a inovação pedagógica através da utilização das novas tecnologias. Este curso permitirá a abordagem a plataformas interativas (como o Kahoot, Biteable, Socrative, entre outras).

Objetivos

Esta ação tem como principais objetivos: apresentar e explorar novas metodologias de ensino, com recurso a novas tecnologias e aplicações interativas; analisar e explorar recursos para aulas mais dinâmicas e interativas; apresentar e utilizar aplicações, plataformas e recursos, a usar na sala de aula; elaborar recursos interativos, possíveis de realizar com os alunos, em sala de aula, com recurso às novas tecnologias; elaborar cenários e histórias de aprendizagem; capacitar os professores com novas ferramentas que tornarão as aulas mais dinâmicas e interativas, e que promoverão a aprendizagem e a motivação dos alunos e promover uma cultura colaborativa, de partilha de práticas, recursos e experiências entre professores.

Conteúdos

Sessões presenciais: - Apresentação do formador e dos formandos; apresentação dos objetivos e avaliação da formação; auscultação prévia das perceções dos formandos quanto aos conteúdos e, em particular, à temática da formação; atividade de integração (2 horas); - Espaços educativos inovadores: enquadramento (as necessidades de inovar em sala de aula, com recurso à tecnologia, diretrizes da Comissão Europeia para a Sala de Aula do Futuro e uso das tecnologias), zonas de aprendizagem (desenvolver, colaborar, criar, interagir, investigar e apresentar, zonas diferenciadas de trabalho e tarefas a desenvolver com os alunos, para o desenvolvimento e aquisição de competências) e objetivos destas novas metodologias; apresentação e exploração de ferramentas e recursos para aulas mais dinâmicas e interativas (4 horas – 2 x 2 horas);- Aplicações e plataformas interativas, para a elaboração e partilha de recursos interativos – Kahoot, Socrative, Biteable, Padlet, Mentimeter, Formulários Google, questionários na plataforma Moodle (4 horas – 2 x 2 horas). No final da formação, depois das sessões síncronas:- Apresentação individual dos formandos dos trabalhos realizados durante a formação, discussão em grande grupo e partilha de experiências (4 horas – 2 x 2 horas);- Avaliação da formação e preenchimento dos questionários da formação (1 hora). Sessões online (Síncronas): - Elaboração de recursos interativos: Criação e utilização de questionários (em Kahoot, Socrative, Formulários Google e plataforma Moodle) (6 horas – 3 x 2 horas); Criação de vídeos com recurso ao Biteable (2 horas); Criação de uma página de partilha e/ou pesquisa, com recurso ao Padlet (1 hora);Recolha de opiniões e mural de partilha, com recurso ao Mentimeter (1 hora);Criação de cenários e histórias de aprendizagem (5 horas – 2 x 2,5 horas).

Metodologias

Fundamentalmente proceder-se-á a uma metodologia interativa que privilegie a ação, a produção, a reflexão e a reformulação, individual e em grupo. A formação decorrerá na modalidade de b-Learning (30 horas em regime presencial, das quais 15 horas são em regime e-Learning). A metodologia utilizada será a aprendizagem por execução de tarefas. O curso de formação será essencialmente prático, com a elaboração de recursos interativos pelos formandos, apresentação e aplicação dos mesmos. As sessões, presenciais, serão teórico-práticas. Prevê-se ainda o apoio à distância. O trabalho não presencial deverá integrar a exploração de recursos, reflexões e discussões sobre temáticas específicas. Nas sessões em regime e-Learning, o formador utilizará: - Plataforma Moodle (que conterá toda a documentação necessária de apoio à formação); - Skype como sistema de videoconferência. Haverá, presencialmente, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos, discussão, reflexão e avaliação dos mesmos.

Avaliação

Os formandos serão avaliados em função das atividades desenvolvidas quer nas ações presenciais conjuntas quer pelo trabalho autónomo realizado, de forma contínua, ao longo do processo de formação tendo em conta o seu empenho e capacidade crítica. Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPCF nº 3/2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela CFAE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base em/no(a):- Qualidade da participação / contributo para a dinâmica das sessões; - Qualidade dos trabalhos práticos produzidos (presenciais e e-atividades); - Apresentação e discussão dos trabalhos práticos produzidos; - Reflexão crítica.

Bibliografia

Álvares, Maria, e Calado, Alexandre (2014), “Insucesso e Abandono Escolar: Os Programas de Apoio”, Rodrigues, M. L. (2014), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vol. 1), Lx, Almedina.Alves, Ana Paula Andrade; Ferreira, Carla Valentim et al. (2015), Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem. Lisboa: DGE/ERTE, Ministério da Educação.Antunes, Fátima (2004), “Globalização, europeização e especificidade educativa portuguesa: A estruturação global de uma inovação nacional”, Revista Crítica de Ciências Sociais, volume 70, 101-125.Comissão Europeia (2007). Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Um quadro de referência europeu. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias. http://goo.gl/qQM2bxLewin, C. & McNicol, S. (2014). Criar a Sala de Aula do Futuro: conclusões do projeto iTEC. http://fcl.eun.org/itec


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-04-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 07-05-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 14-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 21-05-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 28-05-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 04-06-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 11-06-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 18-06-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
9 25-06-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
10 02-07-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

Ref. 143A3 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124270/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 23-04-2024

Fim: 18-06-2024

Regime: e-learning

Local: Centro de Formação Prof. João Soares

Formador

Nuno Alexandre Pôla Padeiro

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas nossas vidas, tornando-se uma componente fundamental da sociedade atual. À medida que a IA evolui, surgem questões éticas e morais sobre como essa tecnologia deve ser usada e quais são seus possíveis impactos na sociedade. Ao adotar a IA na educação, é fundamental considerar essas questões éticas e garantir que os sistemas de IA sejam projetados e implementados com responsabilidade, transparência e equidade, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Com esta ação, pretende-se que os formandos desenvolvam propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas ferramentas.

Objetivos

Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.

Conteúdos

Módulo 1 | Introdução à IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 1.1 Definição e história da IA 1.2 Conceitos sobre IA 1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA Módulo 2 | Aplicações Generativas suportadas por IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA? 2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras). 2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo. Módulo 3 | IA e a Ética (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA. 3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA? 3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo. Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa (5 horas - 3 síncronas + 2 horas assíncronas) 4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo. 4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s). 4.3 Reflexão ética e social. Módulo 5 |Avaliação e Reflexão (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.

Metodologias

O curso irá decorrer na modalidade de e-Learning com 15h síncronas e 10h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas LMS (Moodle) e de videoconferência (Zoom) para dinamizar as sessões/planificar atividades, tendo em vista a sua aplicação com crianças e jovens em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões, refletindo sobre a importância da integração curricular e da transversalidade destas temáticas. Atividades teóricas: ensino dirigido/semi-dirigido (discussão de conceitos, resultados de investigação e experiências de terreno); atividades dirigidas de leitura/reflexão; discussão. Atividades práticas: aprendizagem experiencial (no terreno, o que é abordado na ação, reflexão permanente ao longo do processo); aprendizagem cooperativa (contacto entre grupos, acompanhamento por parte do formador e apresentação, pelos formandos, do trabalho desenvolvido).

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Tendo por base a participação/contributos bem com como a elaboração de um trabalho final de cada um dos formandos.

Bibliografia

Supporting global cooperation on artificial intelligence, United Nations: https://www.un.org/techenvoy/content/artificial-intelligenceArtificial Intelligence and Education, A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, Council of Europe: https://rm.coe.int/prems-092922-gbr-2517-ai-and-education-txt-16x24-web/1680a956e3Orientações Éticas para Educadores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) e de Dados no Ensino e na Aprendizagem, Comissão Europeia: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/d81a0d54-5348-11ed-92ed-01aa75ed71a1/language-enArtificial Intelligence and the future of education, European Commission: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_22_6338Beijing Consensus on Artificial Intelligence and Education, UNESCO: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368303


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-04-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 30-04-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 07-05-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 14-05-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona

Ref. 145A23 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119905/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 22-04-2024

Fim: 17-06-2024

Regime: b-learning

Local: Centro de Formação Prof. João Soares

Formador

Daniela Frade

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as competências digitais dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 3) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.

Objetivos

Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2. - Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas. - Discussão, renovação e inovação na prática profissional. - Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes. - Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa. - Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais. - Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes. - Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos. - Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENEU Science Hub (2018). Self-reflection tool for digitally capable schools (SELFIE). Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/digcomporg/selfie-toolLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf


Observações

Oficina 50H

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 29-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona

Ref. 134B2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123415/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 84.0 horas (42.0 horas presenciais + 42.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 20-03-2024

Fim: 19-06-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Diretor CFPJS

Enquadramento

De acordo com os relatos dos educadores/professores, 16-30% das crianças/dos alunos das suas turmas colocam continuamente problemas relacionados com dificuldades sociais, emocionais e comportamentais (Raver & Knitzer, 2002). O programa para Anos Incríveis para educadores e professores, TCM, responde a estas necessidades de forma eficaz. Este programa foi traduzido para português por Maria Filomena Gaspar, Professora Associada da Universidade de Coimbra, a qual tem realizado estudos de eficácia em Portugal e que é, atualmente, a única “mentora” do programa em Portugal certificada para dar formação a formadores que podem dinamizar estas Oficinas. Na Universidade de Coimbra foram já realizadas duas Oficinas de formação equivalentes.

Objetivos

Os objetivos visados por esta formação são a apropriação de estratégias e desenvolvimento de competências, conforme os objetivos do programa Anos Incríveis TCM (Teacher Classroom Management), que permitirão aos formandos: - aumentar a utilização de abordagens educativas pró-ativas; - promover nas crianças o aumento da autoestima, da motivação, da capacidade de resolverem problemas, de competências sociais e académicas, da obediência e da responsabilidade pessoal e coletiva; - contribuir para a redução nas crianças da desobediência, de comportamentos impulsivos, disruptivos, desafiadores, violentos e de não motivação nas crianças . - favorecer o envolvimento ativo das famílias na educação da criança em contexto educativo

Conteúdos

O curso está organizado em sete workshops que se desenvolvem em torno dos seguintes conteúdos: 1. A construção de relações positivas com as crianças e as famílias; 2 – O educador/professor pró-ativo. A construção e utilização de planos de comportamento. 3 - A atenção positiva do educador/professor, o treino, o encorajamento e o elogio; 4 - A motivação das crianças através de incentivos; 5 – A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – redirecionar e ignorar; 6 – A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – consistência na aplicação das consequências; 7 – Regulação emocional, competências sociais e resolução de problemas pelas crianças.

Avaliação

A avaliação, de carácter obrigatório e individual, é feita continuamente através: •Da elaboração de planos de comportamento individuais para algumas crianças e da sua aplicação •Do registo, entre as sessões presenciais da oficina, das respostas das crianças às estratégias implementadas •Da produção de mensagens de “boas novas” para aumentar a comunicação e confiança com a família das crianças. A classificação final dos formandos será expressa, na escala de 1 a 10, em números inteiros arredondados às décimas. A classificação é expressa quantitativamente e qualitativamente da seguinte forma: - Excelente- de 9 a 10 valores - Muito Bom- de 8 a 8,9 - Bom- de 6,5 a 7,9 - Regular- de 5 a 6,4 - Insuficiente- de 1 a 4,9. Assiduidade dos Formandos O Sistema de verificação da assiduidade dos formandos será realizado através do preenchimento de uma folha de registo de presenças por cada sessão presencial conjunta. Só são certificados os formandos que compareçam a 5 sessões presenciais que totalizam 30 horas

Bibliografia

Gaspar, M. F. (2017). Arquitetos de soft skills? Os/as educadores/as de infância do séc. XXI. Cadernos de educação de Infância: Especial 30 anos, 112, 92-97Seabra-Santos, M., Gaspar, M., Tatiana, H., Azevedo, A., Silva, I., Vera, V. (2016). Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis. In A. M. Pinto & R. Raimundo (org.). Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler, 227-261.Webster-Stratton, C. (2012). Incredible Teachers: Nurturing children’s social, emotional and academic competence. Seattle: Incredible Years, IncWebster-Stratton, C. (2017). Como promover as competências sociais e emocionais das crianças (Coord. Científica de M. Gaspar & M. Seabra-Santos). Braga: Psiquilibrios.Webster-Stratton, C., & Bywater, T. (2015). Incredible partnerships: Parents and teachers working together to enhance outcomes for children through a multi-modal evidence based program. Journal of Children's Services, 10(3), 202-217. doi:10.1108/JCS-02-2015-0010



Ref. 130B1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117193/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 13-03-2024

Fim: 15-05-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Padre António Vieira

Formador

Estrella Luna Muñoz

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Plano Nacional das Artes - Formadora Dra. Estrella Luna Munoz

Enquadramento

A participação cidadã do aluno dentro e fora da escola é essencial para uma aprendizagem para a vida. Para isso, é essencial promover a liderança do professor na criação de práticas pedagógicas participativas, que estejam integradas no curriculum de uma forma mais criativa. A implementação e criação de projetos artísticos, culturais e digitais que incentivem uma experimentação com temas e debates de interesse dos alunos, procura desenvolver as competências e habilidades do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A prática de um a participação ativa, um pensamento critico e divergente podem ser exploradas com o fato de dar voz aos alunos e também dar a voz aos professores. Ensinar desde a pratica mas também trabalhar a motivação do professor para experimentar projetos com a integração da comunidade escolar e a localidade, pode contribuir na transformação do significado da escola para um espaço de criação, de ação, de reflexão, de partilha e aprendizagem.

Anexo(s)



Ref. 135A1 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114466/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 15-04-2024

Fim: 29-04-2024

Regime: Presencial

Local: Centro de Formação Prof. João Soares

Formador

Humberto Fernandes Xavier

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e M01 a M32. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Enquadramento

Atualmente, colocam-se aos professores novos desafios que exigem a aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos na área das Novas Tecnologias de Informação (TIC). A promoção da utilização desta área de conhecimento no processo de ensino aprendizagem e na gestão organizacional poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Neste contexto, e considerando que a Microsoft Excel constitui uma ferramenta que permite recolher, organizar e tratar informação, o aprofundamento dos conhecimentos em Excel poderá ajudar os professores no exercício da sua profissão. A organização de dados, o cruzamento e análise destes bem como a elaboração de relatórios permitirão aos formandos gerir o processo de ensino aprendizagem.

Objetivos

Compreender o funcionamento e a estrutura do Microsoft Office Excel; • Produzir documentos de apoio à função docente; • Trabalhar, de forma prática, com a folha de cálculo e compreender a sua aplicação em situações do dia-adia da escola; • Criar gráficos e aplicar filtros de forma automática; • Aplicar funções de diferentes categorias a situações concretas; • Criar grelhas de avaliação baseadas nas percentagens de cada parâmetro de avaliação; • Apoiar as escolas e os professores na criação de condições para uma adequada utilização do Excel nos contextos de aprendizagem escolar;

Conteúdos

1. Introdução à folha de cálculo 1.1. Princípios de funcionamento 1.2. Ambiente de trabalho da folha de cálculo 1.2.1. Janela da folha de cálculo 1.2.2. Painel de tarefas 1.2.3. Barra de menus e de ferramentas 1.2.4. Noção de “livro” 1.2.5. Noção de “folha” de um livro 1.2.6. Noção de célula 2. Tarefas básicas na folha de cálculo 2.1. Iniciar um novo livro 2.2. Abrir um livro já existente 2.3. Movimentar o cursor e a área de trabalho 2.4. Guardar e fechar um livro 3. Trabalhar com células 4. Modificar e formatar a folha de cálculo 5. Fórmulas e funções 6. Gráficos

Metodologias

Ao longo desta ação de formação serão utilizados vários métodos de aprendizagem, nomeadamente, o método expositivo, demonstrativo e a análise e resolução de exercícios e casos práticos. O enfoque da metodologia é predominantemente prático, com vista ao desenvolvimento do “saber fazer”. Sugestão de organização das atividades: Organização e planeamento da ação (1 h) ? Avaliação diagnóstica de competências e práticas; ? Avaliação de necessidades e interesses; ? Debate dos objectivos da acção; ? Documentação e materiais de apoio. Conceitos e práticas de integração do Microsoft Excel na Educação (1 h) Dinamização de atividades e de recursos utilizando o Microsoft Excel 2010 (12 h)

Avaliação

A avaliação processa-se a partir da análise de um trabalho individual constituído pelos conteúdos lecionados no decorrer da ação. Este trabalho deve estar de acordo com os interesses e funções desempenhadas pelos formandos, por exemplo, direção de turma, coordenação de departamento, entre outros. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Excel aplicado / Maria do Rosário Bernardo, Mário Carrilho Negas, Pedro Isaías. - Lisboa : FCA - Editora de Informática, cop. 2013. - VI, 274 p. : il. ; 24 cm. - ISBN 978-972-722-755-6


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 22-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 24-04-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 29-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

Ref. 125ACD_2_2024 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD_2_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 28-02-2024

Fim: 10-04-2024

Regime: e-learning

Local: ONLINE

Formador

Sandra Cristina da Silva Pinto Gouveia Simões

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;Professores do 2º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

DICAD/CFPJS

Enquadramento

Contribuir para a qualificação de professores e outros agentes sócio-educativos com funções chave na escola, para a aplicação do programa “What´s UP_Tu_Decides – Prevenção do uso problemático de Internet e Jogo”, junto dos alunos. Este Programa enquadra-se nos princípios gerais da promoção da literacia para a saúde, com o objetivo geral a promoção de competências associadas com o uso saudável da Internet

Objetivos

• promover informação válida e empiricamente sustentada sobre o que é o uso problemático da internet e do jogo; • diminuição das expectativas de resultados positivos relativas ao uso da internet e jogo; • desmistificar mitos sobre a internet e jogo; • fornecer conhecimento sobre a segurança na internet.

Conteúdos

1ª sessão: dia 28/02/2024 das 16:00 - 18:30H; 2ª sessão: dia 06/03/2024 das 16:00 - 18:30H; 3ª sessão: dia 10/04/2024 das 16:00 - 17:00H. o 1.ª sessão - Enquadramento do programa e preparação da aplicação da 1.ª sessão em turma – exploração de 4 perguntas temáticas : “Tudo o que lê na internet é verdade?”; “No jogo de apostas o que conta mais são as nossas competências/estratégia?”; “Jogar online é o único interesse na internet?”; “uma vez na rede, para sempre na rede?” o 2.ª sessão - Avaliação da aplicação da 1.ª sessão em sala de aula e preparação da 2.ª sessão de aplicação em turma, através da exploração de 4 perguntas temáticas: “A dependência do jogo online não é uma doença.”; “Estar sempre a mexer nos gadgets pode ter consequências físicas e psicológicas negativas”; “Existe uma diversidade muito grande de videojogos”; "23% das crianças/jovens viveram situações na internet que incomodaram ou perturbaram”. o 3.ª sessão - Avaliação da aplicação da 2.ª sessão e reflexão síntese da aplicação do programa e perspetiva futura.

Metodologias

Ativo: Pesquisa bibliográfica e temática face aos temas acima referidos e recurso a exemplos práticos de projetos em meio escolar/formação profissional. Expositivo: suporte informativo tendo por base o material do programa a implementar Dinâmicas de grupo Recursos Materiais: Sendo online, os participantes terão de ter acesso a computador com acesso à Internet, câmara e microfone.

Avaliação

Presença na totalidade da ação

Modelo

Inquérito



Ref. 121T1 Em avaliação

Registo de acreditação: xxxxxxxxxxxxxx

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 12.0 horas

Início: 07-03-2022

Fim: 07-04-2022

Regime: Presencial

Local: Local de realização

Formador

Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

EquaçãoDigital

Enquadramento

xxxxxxxxx

Objetivos

xxxxxxxxxx

Conteúdos

xxxxxxxxxx

Metodologias

xxxxxxxxxx

Avaliação

xxxxxxxxxx

Modelo

xxxxxxxxxx

Bibliografia

xxxxxxxxxx

Anexo(s)


Observações

observações ação xxxxxxxxxx


Ref. 129ACD_5_2024 Concluída

Registo de acreditação: ACD_5_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 10-04-2024

Fim: 17-04-2024

Regime: e-learning

Local: https://zoom.us/j/97534506159?pwd=dFdGSG9rYUJBb2Z3UE

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Plano Nacional das Artes - Formador Doutor Pierre Marie

Enquadramento

A ação de formação “Ensinar o 25 de Abril a partir de documentos históricos” surge em parceria com a Comissão Consultiva Concelhia de Coimbra do Plano Nacional das Artes, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Estas comemorações constituem um momento para pensar o regime do Estado Novo, o processo revolucionário iniciado com o 25 de Abril, mas igualmente as mudanças profundas por ele introduzidas. Mas estas comemorações surgem, de igual modo, como uma oportunidade para introduzir novos materiais e novas metodologias nas salas de aula. A presente ação de formação pretende construir ferramentas para o ensino deste período recorrendo à formidável riqueza de documentos históricos que foram então produzidos.

Objetivos

- Capacitar os docentes à utilização de documentos históricos no contexto da sala de aula; Reforçar a utilização de metodologias que promovam a interatividade e interesse reforçado por parte dos alunos; - Consolidar competências de análise, interpretação e sentido crítico e a valorização de outras narrativas sobre o período; - Identificar grande diversidade de fontes: documentos escritos, iconográficos, audiovisuais, história oral. - Dotar os formandos de ferramentas históricas facilitadoras do uso de documentos históricos para o ensino de temáticas relacionadas com o 25 de abril e respetivo processo revolucionário;

Conteúdos

Os documentos constituem a base do conhecimento histórico. A História contemporânea tem a vantagem de poder mobilizar uma grande diversidade de fontes: documentos escritos, iconográficos, audiovisuais, história oral. Usados no contexto da sala de aula, estes documentos permitem uma maior interatividade e interesse reforçado por parte dos alunos; a consolidação de competências de análise, interpretação e sentido crítico; a valorização de outras narrativas sobre o período. A ação de formação “Ensinar o 25 de Abril a partir de documentos históricos” pretende capacitar os docentes à utilização de documentos históricos no contexto da sala de aula. Os conteúdos que compõem a formação serão os seguintes: 1. O 25 de Abril e os documentos que a Revolução produziu; 2. O aluno como investigador: como trabalhar os documentos na sala de aula; 3. Exemplos a partir de documentos históricos locais; 4. Onde encontrar documentos históricos: repositórios e arquivos.

Metodologias

A ação de formação será realizada online, em duas sessões, valorizando-se o diálogo reflexivo entre e com os participantes. Um trabalho de grupo será pedido entre as duas sessões de formação, com vista a fortalecer as aprendizagens.

Avaliação

Frequência da totalidade das horas



Ref. 133ACD_6_2024 Concluída

Registo de acreditação: ACD_6_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 13-03-2024

Fim: 13-03-2024

Regime: Presencial

Local: Auditório da Gare Marítima de Rocha Conde de Óbidos - 14:30H

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Plano Nacional das Artes | Paulo Pires do Vale

Enquadramento

As Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde d’Óbidos foram selecionadas pela edição de 2022 do programa Watch do World Monuments Fund entre um dos vinte e cinco sítios patrimoniais que merecem o apoio do WMF, de entre mais de 225 candidaturas oriundas de todo o mundo. A sua seleção neste programa constitui uma oportunidade para iniciar a sua preservação, motivando a sua inclusão na vida urbana dos lisboetas e no debate público dos portugueses, e apostando na divulgação matizada da história para a construção de um diálogo aberto, em especial com as comunidades de países com quem partilhamos uma raiz cultural comum. Estes dois edifícios, são apenas dois entre os que o arquitecto Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957) projetou em Lisboa em colaboração com o Ministério das Obras Públicas e Comunicações. Nesta ACD dar-se-á a conhecer a obra de pintura mural de Almada Negreiros através da investigação que está a ser levada a cabo no âmbito do projeto ALMADA, coordenado pelo Laboratório HERCULES da Universidade de Évora (https://almadanegreiros.uevora.pt/). Com base em vídeos e imagens, apresentam-se as obras pintadas pelo artista em Lisboa entre 1939 e 1956, bem como os estudos em curso para apurar as técnicas pictóricas, materiais empregues e o seu estado de conservação. São também apresentadas algumas descobertas e dados analíticos inéditos que lançam uma nova luz sobre as encomendas e métodos de trabalho do artista. O Plano Nacional das Artes está a implementar uma estratégia de democracia cultural que nos coloca lado a lado com as comunidades, pretendemos que as escolas se assumam como polos culturais e toda a comunidade como território educativo. Urge reforçar junto das organizações culturais a consciência da sua dimensão educativa e do seu impacto social e cultural. Devemos reconhecer estas organizações como lugares onde nos reconciliamos com o passado, onde desenvolvemos a atenção sobre nós próprios, refletindo sobre a relação que estabelecemos com o mundo e com todas as entidades que o habitam. Salienta-se, ainda, a apresentação do fenómeno migratório comummente conhecido como o Retorno das antigas colónias portuguesas em África. Ocorrido no rescaldo da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, marcou os espíritos não só pelo contexto em que ocorreu, de elevada turbulência económica, política e social, conhecido como "Processo Revolucionário em Curso" (1974-1976), mas também pela sua dimensão, já que se estima que mais de meio milhão de portugueses chegaram, ou na maioria dos casos, regressaram a Portugal num curto espaço de tempo. Baseada em fontes de arquivo, debates parlamentares, imprensa portuguesa e história oral, esta comunicação pretende responder às seguintes questões: i) Que medidas foram implementadas pelas novas autoridades portuguesas para repatriar, acomodar e integrar os retornados na sociedade portuguesa? ii) Como é que a população repatriada foi percecionada pela antiga metrópole? iii) Como é que os retornados recordam a sua saída de África e a sua instalação no Portugal pós- colonial? O movimento de refugiados da Segunda Guerra Mundial por Portugal no âmbito do tráfego marítimo transatlântico e da cooperação entre as entidades portuguesas e as organizações de salvamento e auxílio a refugiados. Começando no período ante- guerra, abordando os anos 1939-41 e concluindo com o final da guerra, abordamos as questões políticas, burocráticas e financeiras que determinaram os destinos de milhares de refugiados que passaram por Portugal. Serão discutidos alguns exemplos emblemáticos de circuitos marítimos, e apresentados exemplos de famílias e indivíduos para quem os portos de Lisboa serviram de portal para uma nova vida.

Objetivos

Conhecer as Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde de Óbidos; II. Entender o papel das Gares na história, e o seu enquadramento sociológico, político e artístico; III. Facilitar a construção de um diálogo aberto, em especial com as comunidades de países com quem partilhamos uma raiz cultural comum. IV. Reconhecer o contexto histórico-político e o panorama arquitetónico que em que foram desenvolvidos planos de desenvolvimento da orla ribeirinha, salientando o contributo de Pardal Monteiro na modernização da “capital do Império”; V. Destacar constrangimentos impostos aos artistas, através de trabalhos remunerados, encomendados para decoração de edifícios públicos; VI. Caraterizar a evolução da obra de Almada Negreiros, através dos murais das duas gares, salientando a acentuada geometrização das formas da segunda encomenda em relação à primeira, identificando diferenças e estabelecendo considerações; VII. Salientar o papel da arte na promoção da Educação para a Cidadania; VIII. Pensar em formas de colaboração Escola/Gares Marítimas; IX. Utilizar os murais de Almada Negreiros para suscitar nos alunos a análise de referências visuais, questionar as suas origens, simbologias, estórias, e debater temas; X. Identificar várias versões do passado; XI. Fomentar uma visão critica do presente; XII. Valorizar a reflexão, colaboração e partilha, entre agentes educativos diversificados; XIII. Constatar possibilidades para projetos transdisciplinares com recursos à pedagogia das artes e dos patrimónios.

Metodologias

Com base em metodologias, reflexivas e colaborativas, sob a forma de Seminário, os formandos têm oportunidade de conhecer as gares marítimas e o seu envolvente histórico e artístico. Sendo um seminário com um público alvo diversificado fomenta-se a articulação entre parceiros e instituições, contribuindo para que a escola seja um polo cultural e a comunidade território educativo. Pretende-se que, com recurso à pedagogia das artes e património, identifiquem situações de aprendizagens facilitadoras da implementação de projetos transdisciplinares e desenvolvimento das competências do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Avaliação

Frequência

Modelo

Frequência



Ref. 124Seminário TEIP Concluída

Registo de acreditação: ACD_1_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 5.0 horas

Início: 06-03-2024

Fim: 06-03-2024

Regime: Presencial

Local: Alvalade

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Prof. João Soares, AE Patrício Prazeres, AE das Olaias, AE Alto do Lumiar, AE Marquesa de Alorna, AE Pintor Almada Negreiros

Enquadramento

O Programa TEIP é uma iniciativa governamental que visa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos. O programa é implementado atualmente em 146 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economicamente e socialmente desfavorecidos

Objetivos

Promover a partilha de práticas realizadas nos diferentes contextos educativos; Proporcionar formação relacionada com a temática do Encontro; Reconhecer os agrupamentos TEIP enquanto escolas promotoras de inovação e diferenciação pedagógica; Disseminar exemplos e práticas pela voz dos seus atores e reforçar as relações de confiança e envolvimento desenvolvidas entre territórios Estabelecer parcerias entre escolas TEIP;

Metodologias

Painéis temáticos

Avaliação

Inquérito

Anexo(s)

programa-acd-escolas-teip-6_03_2024-1_viPuA8Q.pdf


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-03-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial

Ref. 1284_2024 Concluída

Registo de acreditação: ACD_4_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 06-03-2024

Fim: 06-03-2024

Regime: Presencial

Local: Lisboa

Formador

Teresa Isabel Pestana Brandão S. Oliveira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

REEI

Enquadramento

A proposta desta ação de curta duração enquadra-se no modelo de governança da REEI, considerando que os parceiros promotores (Direção-Geral da Educação, o Alto Comissariado para as Migrações – cujas competências transitaram para a Agência de Integração, Migrações e Asilo – e a Fundação Aga Khan) devem incluir propostas de formação na área da interculturalidade que visem apoiar os profissionais das várias escolas-membro na concretização dos pressupostos estipulados nos Termos de Referência da REEI, bem como outras que se venham a justificar face às necessidades identificadas.

Conteúdos

Momento I (10h00-11h30) – Sessão plenária: princípios e conceitos de educação intercultural referentes a: interculturalidade e multiculturalidade e pluralismo. Quadros de referência para refletir sobre a Educação Intercultural. • Sessão teórico-prática conciliando momentos de exposição com atividades individuais ou em pares sobre os conceitos apresentados: visão pessoal e profissional. Momento II (11h30-13h00 e 14h00-17h00) – Avaliação do II ciclo da REEI e planeamento do III ciclo participados considerando os princípios e pilares da REEI, em modalidade de World Café.

Metodologias

No I Encontro Regional da Rede de Escolas para a Educação Intercultural – REEI, primeiro encontro do atual ciclo desta rede de escolas – (re)visitar-se-ão os valores, princípios e conceitos da Educação Intercultural e, através da metodologia World Café, com base em questionários de avaliação e no Relatório de avaliação do anterior ciclo da REEI, será feita, de forma participada, uma avaliação desse ciclo, bem como o planeamento do ciclo que tem início no presente ano letivo. As equipas das escolas-membro serão também convidadas a refletir sobre as práticas de Interculturalidade na Escola, integrada na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE).

Avaliação

Frequência


Observações

Ação reservada aos docentes das equipas da Rede de Escolas para a Educação Intercultural.


Ref. 132ACD_1b_2024 Concluída

Registo de acreditação: ACD_1b_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 5.0 horas

Início: 06-03-2024

Fim: 06-03-2024

Regime: Presencial

Local: Alvalade

Destinatários

Pessoal não docente;

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Anexo(s)

programa-acd-escolas-teip-6_03_2024-1.pdf


Observações

Inscrição de Não Docentes


Ref. 127ACD 3 Concluída

Registo de acreditação: ACD_3_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 28-02-2024

Fim: 06-03-2024

Regime: Presencial

Local: Alvalade

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial do AE de Alvalade

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

UNICEF

Enquadramento

Perante a constância do acolhimento de crianças e jovens estrangeiros não acompanhados em várias escolas a nível nacional, esta ACD vem dar continuidade a uma formação prévia na área, pretendendo aprofundar conteúdos e conceitos relacionados com esta população específica e previamente trabalhados.

Objetivos

Capacitar os diferentes profissionais em contexto educativo para a adoção de abordagens centradas na criança e em direitos visando o acesso a uma educação inclusiva de qualidade.

Avaliação

Frequência na totalidade das horas da ACD


Observações

Primeira sessão a 28 de fevereiro (3H) e a segunda no dia 06 de março (3H)