
O Direito da criança a um ambiente digital seguro turma ACD_25_2025
Apresentação
Esta formação de curta duração (3 horas) dirige-se a docentes do 1.o, 2.o e 3.o ciclos e ensino secundário e visa reforçar o papel da escola na promoção da cidadania e segurança digital enquanto direitos fundamentais da criança. A ação propõe uma abordagem baseada em valores como empatia, respeito e pensamento crítico, apresentando estratégias pedagógicas e recursos como a campanha “Segurança na rede, rede de segurança” e a série “Cybervengers”. Inclui ainda a identificação de sinais de risco, articulação com protocolos de salvaguarda e partilha de boas práticas entre docentes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Nos termos do Despacho n.o 5741/2015, de 29 de maio, as ações de curta duração destinam-se ao aprofundamento de competências profissionais dos docentes, nomeadamente em áreas prioritárias definidas pelas escolas e centros de formação, desde que estejam diretamente relacionadas com o exercício da função docente e tenham uma duração inferior ou igual a 6 horas. A presente ação de formação — “Segurança online para docentes: o direito das crianças a um ambiente digital seguro” — enquadra-se plenamente nos objetivos do despacho acima referido, por reunir as seguintes condições: • Relevância para o exercício da função docente: a formação aborda temas atuais e essenciais para a prática pedagógica, como a literacia digital, a cidadania digital, a prevenção de riscos online e a promoção de ambientes seguros e inclusivos para os alunos; • Articulação com os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança: promove uma abordagem educativa centrada nos direitos da criança, com especial destaque para o direito à proteção e à participação em ambientes digitais seguros; • Contribuição para a melhoria da qualidade educativa e proteção dos alunos: fornece estratégias concretas para a prevenção de riscos digitais, identificação de sinais de alerta e articulação com os protocolos de salvaguarda em contexto escolar; • Duração adequada ao formato de ACD: a formação tem a duração total de 3 horas, respeitando o limite definido para este tipo de ações. Face ao exposto, considera-se que esta formação contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes e responde a uma necessidade concreta identificada pelas escolas, no âmbito da promoção da segurança digital e da proteção integral das crianças e jovens, justificando assim o seu reconhecimento como Ação de Curta Duração ao abrigo do Despacho n.o 5741/2015.
Conteúdos
Conteúdos: 1. Boas-vindas e introdução (35 min) • Enquadramento da Campanha Segurança na rede, rede de segurança (5m) • Quebra-gelo (15m) • A importância da segurança e cidadania digital como parte dos direitos da criança (15m) o O direito das crianças a um ambiente digital seguro (Convenção sobre os Direitos da Criança) 2. Literacia digital com base em valores (80 min) • Como a literacia digital pode promover valores: empatia, respeito, pensamento crítico, participação (40m) o O que é e por que é necessária o A empatia, o respeito e a solidariedade como competências digitais • Como educar para uma cultura digital com base em valores (40 min) o Estratégias pedagógicas para integrar os valores na prática: debate, simulações, projetos colaborativos o Recursos: Cybervengers, Segurança na Rede, Rede de Segurança o Visualização e debate de um episódio dos Cybervengers (atividade prática) 3. Prevenção e resposta em contexto escolar (50 min) • Identificação de sinais de alerta e fatores de vulnerabilidade • Protocolos escolares e articulação com entidades externas (salvaguarda) • O papel da rede na construção de um ambiente seguro e respeitador • Identificação de ideias a aplicar na escola (troca de experiências e boas práticas entre os participantes em plenário) 4. Conclusão e avaliação (15 min) • Reflexão sobre as principais aprendizagens • Avaliação da sessão
Modelo
Ação de formação de curta duração de 3 horas, desenvolvida em contexto presencial, recorrendo a metodologias expositivas e participativas.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |