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O Ensino da Música de Câmara: contextualização, problemáticas do “grupo”, reflexão sobre estratégias e adequação de metodologias. turma A20

Apresentação

A organização desta ação de formação enquadra-se no seguinte contexto da organização curricular da Escola Artística do Instituto Gregoriano [EAIGL]: desde há uns anos a essa parte, o trabalho em grupo foi essencialmente realizado entre alunos de piano e canto e, igualmente, orientado de entre pequenos agrupamentos vocais. Do mesmo modo, e com a integração dos instrumentos de cordas no ensino da EAIGL, a organização de grupos de câmara teve sempre um caráter oficioso entre os alunos e docentes o que, em si mesmo, criou um estímulo típico de uma atividade em grupo que foi a de motivar os alunos a desejarem formar grupos já no final do ano letivo anterior. Por conseguinte, por vontade conjunta da comunidade discente, docente e corpos diretivos, o corrente ano letivo de 23.24 vem introduzir a disciplina de música de câmara com caráter oficial, enquanto 3ª hora (45 minutos) da disciplina “classes de conjunto” nos cursos secundário de música e canto gregoriano. Com esta desejada implementação, e num contexto de (quase) total ausência de estágios profissionalizantes ao nível dos Mestrados em Ensino, específicos para esta disciplina (segundo pesquisa que efetuei junto das instituições do ensino superior em Portugal em 2021), tornou-se premente a organização de uma ação com duas vertentes. Por um lado, a partilha de princípios que norteiam a leitura de uma partitura de câmara, sobretudo pela integração de tópicos de várias disciplinas, discutindo-os com exemplos do repertório em estudo. Por outro, a necessidade de criar rotinas de trabalho com os grupos, aplicando diversos fundamentos pedagógicos no sentido de estruturar um pensamento claro para com os grupos, a partir de uma escuta aprofundada, desenvolvida e informada.

Destinatários

Professores dos Grupos M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M32.

Objetivos

Contextualização do ensino da música de câmara no ensino secundário especializado da música; 2. Identificação dos benefícios e respetivos estímulos desta disciplina no ensino do instrumento e na integração em ensembles; 3. Promoção da aprendizagem de estratégias para o trabalho em grupo; 4. Aquisição de competências práticas para o ensino de diferentes formações de câmara; 5. Desenvolvimento do processo de leitura de partituras de música de câmara; 6. Obtenção de ferramentas para a escuta em grupo.

Conteúdos

Descrição: . Questões de contexto da disciplina no ensino artístico . Princípios gerais do ensino do “grupo” . Estratégias para a análise e leitura da partitura em grupo . Desenvolvimento da escuta em formações de câmara . Ensaio, motivação, liderança, linguagem verbal e não verbal Horas: Módulo 1: 8h | Módulo 2: 17h Conteúdos: Módulo 1: Contextualização dos princípios relativos ao ensino da música de câmara; estratégias a adotar exemplificado em repertório diversificado; metodologia da leitura de partituras em grupo; análise e compreensão da obra a partir de questões estruturais (hierarquias, funcionalidade dos instrumentos, texturas, articulação, harmonia, etc.); importância da linguagem não verbal e da liderança no processo de trabalho em grupo; motivação e autonomia no ensaio; disciplina idiossincrática e respetivas abordagens; questões sobre avaliação do trabalho do grupo em contexto de sala de aula, audição e exame. Módulo 2: Observadas as questões explanadas no módulo 1, o módulo 2 compreenderá 17 sessões partilhadas em contexto prático com os diferentes grupos de câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa e alguns grupos da classe da ESML do formador. O formador orientará estes grupos em colaboração com os docentes num espaço de diálogo e debate que pretende, no fundo, estimular e refletir sobre a aplicação prática de todas as questões de cariz teórico, entre outras (definidas, nomeadamente, no módulo 1).

Metodologias

Metodologias: Módulo 1 – Expositiva (formação aberta ao diálogo no fim de cada tópico) Módulo 2 – Aulas práticas

Avaliação

Trabalho Escrito que deverá demonstrar a aplicação do conhecimento teórico-prático adquirido na formação: por um lado, a partir da análise de alguns excertos de partituras de repertório de câmara, vídeos entre outros exemplos similares e, por outro lado, uma reflexão sucinta sobre a experiência pedagógica obtida a partir da observação das aulas (100%). Resultará no não reconhecimento do aproveitamento do formando: 1. A não realização do referido Trabalho Escrito; 2. A obtenção de uma avaliação inferior a 50% Mapa de Presenças: o aproveitamento dos formandos depende igualmente da presença em 17 das 25 horas de formação.

Bibliografia

Sousa, Ana Sofia Ventura de. (2015). Impacto da música de câmara no ensino de piano: estudo exploratório com alunos do 2. º e 3. º ciclos do ensino básico [Dissertação de Mestrado]. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Aveiro.Cotter-Lockard (2020). “Cavani String Quartet ‘The Art of Collaboration’HORWITZ, HARMAT, OSIKA& THEORELL. (2021).BISHOP, L. & GOEBLS, W. (2020).Fernandes, Fabiana Reis Mendonça. (2017). A música de câmara como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da aprendizagem do violino [Dissertação de Mestrado]. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Aveiro.

Observações

Ação de formação prioritária para os docentes do Instituto Gregoriano de Lisboa

Início: 13-07-2024
Fim: 19-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125525/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Instituto Gregoriano de Lisboa

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