158

Prevenção da Utilização Problemática da Internet - WHATS UP TU DECIDES" turma ACD_2_2024

Apresentação

Contribuir para a qualificação de professores e outros agentes sócio-educativos com funções chave na escola, para a aplicação do programa “What´s UP_Tu_Decides – Prevenção do uso problemático de Internet e Jogo”, junto dos alunos. Este Programa enquadra-se nos princípios gerais da promoção da literacia para a saúde, com o objetivo geral a promoção de competências associadas com o uso saudável da Internet

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;Professores do 2º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• promover informação válida e empiricamente sustentada sobre o que é o uso problemático da internet e do jogo; • diminuição das expectativas de resultados positivos relativas ao uso da internet e jogo; • desmistificar mitos sobre a internet e jogo; • fornecer conhecimento sobre a segurança na internet.

Conteúdos

1ª sessão: dia 28/02/2024 das 16:00 - 18:30H; 2ª sessão: dia 06/03/2024 das 16:00 - 18:30H; 3ª sessão: dia 10/04/2024 das 16:00 - 17:00H. o 1.ª sessão - Enquadramento do programa e preparação da aplicação da 1.ª sessão em turma – exploração de 4 perguntas temáticas : “Tudo o que lê na internet é verdade?”; “No jogo de apostas o que conta mais são as nossas competências/estratégia?”; “Jogar online é o único interesse na internet?”; “uma vez na rede, para sempre na rede?” o 2.ª sessão - Avaliação da aplicação da 1.ª sessão em sala de aula e preparação da 2.ª sessão de aplicação em turma, através da exploração de 4 perguntas temáticas: “A dependência do jogo online não é uma doença.”; “Estar sempre a mexer nos gadgets pode ter consequências físicas e psicológicas negativas”; “Existe uma diversidade muito grande de videojogos”; "23% das crianças/jovens viveram situações na internet que incomodaram ou perturbaram”. o 3.ª sessão - Avaliação da aplicação da 2.ª sessão e reflexão síntese da aplicação do programa e perspetiva futura.

Metodologias

Ativo: Pesquisa bibliográfica e temática face aos temas acima referidos e recurso a exemplos práticos de projetos em meio escolar/formação profissional. Expositivo: suporte informativo tendo por base o material do programa a implementar Dinâmicas de grupo Recursos Materiais: Sendo online, os participantes terão de ter acesso a computador com acesso à Internet, câmara e microfone.

Avaliação

Presença na totalidade da ação

Modelo

Inquérito

Formador

Sandra Cristina da Silva Pinto Gouveia Simões

Início: 28-02-2024
Fim: 10-04-2024
Acreditação: ACD_2_2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: ONLINE