
I Encontro Regional da Rede de Escolas para a Educação Intercultural – ano letivo 2023-2024 turma 4_2024
Apresentação
A proposta desta ação de curta duração enquadra-se no modelo de governança da REEI, considerando que os parceiros promotores (Direção-Geral da Educação, o Alto Comissariado para as Migrações – cujas competências transitaram para a Agência de Integração, Migrações e Asilo – e a Fundação Aga Khan) devem incluir propostas de formação na área da interculturalidade que visem apoiar os profissionais das várias escolas-membro na concretização dos pressupostos estipulados nos Termos de Referência da REEI, bem como outras que se venham a justificar face às necessidades identificadas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
Momento I (10h00-11h30) – Sessão plenária: princípios e conceitos de educação intercultural referentes a: interculturalidade e multiculturalidade e pluralismo. Quadros de referência para refletir sobre a Educação Intercultural. • Sessão teórico-prática conciliando momentos de exposição com atividades individuais ou em pares sobre os conceitos apresentados: visão pessoal e profissional. Momento II (11h30-13h00 e 14h00-17h00) – Avaliação do II ciclo da REEI e planeamento do III ciclo participados considerando os princípios e pilares da REEI, em modalidade de World Café.
Metodologias
No I Encontro Regional da Rede de Escolas para a Educação Intercultural – REEI, primeiro encontro do atual ciclo desta rede de escolas – (re)visitar-se-ão os valores, princípios e conceitos da Educação Intercultural e, através da metodologia World Café, com base em questionários de avaliação e no Relatório de avaliação do anterior ciclo da REEI, será feita, de forma participada, uma avaliação desse ciclo, bem como o planeamento do ciclo que tem início no presente ano letivo. As equipas das escolas-membro serão também convidadas a refletir sobre as práticas de Interculturalidade na Escola, integrada na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE).
Avaliação
Frequência
Observações
Ação reservada aos docentes das equipas da Rede de Escolas para a Educação Intercultural.
Formador
Teresa Isabel Pestana Brandão S. Oliveira