FPCEUC| Anos Incríveis: Programa para Educadores turma B2
Apresentação
De acordo com os relatos dos educadores/professores, 16-30% das crianças/dos alunos das suas turmas colocam continuamente problemas relacionados com dificuldades sociais, emocionais e comportamentais (Raver & Knitzer, 2002). O programa para Anos Incríveis para educadores e professores, TCM, responde a estas necessidades de forma eficaz. Este programa foi traduzido para português por Maria Filomena Gaspar, Professora Associada da Universidade de Coimbra, a qual tem realizado estudos de eficácia em Portugal e que é, atualmente, a única mentora do programa em Portugal certificada para dar formação a formadores que podem dinamizar estas Oficinas. Na Universidade de Coimbra foram já realizadas duas Oficinas de formação equivalentes.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Os objetivos visados por esta formação são a apropriação de estratégias e desenvolvimento de competências, conforme os objetivos do programa Anos Incríveis TCM (Teacher Classroom Management), que permitirão aos formandos: - aumentar a utilização de abordagens educativas pró-ativas; - promover nas crianças o aumento da autoestima, da motivação, da capacidade de resolverem problemas, de competências sociais e académicas, da obediência e da responsabilidade pessoal e coletiva; - contribuir para a redução nas crianças da desobediência, de comportamentos impulsivos, disruptivos, desafiadores, violentos e de não motivação nas crianças . - favorecer o envolvimento ativo das famílias na educação da criança em contexto educativo
Conteúdos
O curso está organizado em sete workshops que se desenvolvem em torno dos seguintes conteúdos: 1. A construção de relações positivas com as crianças e as famílias; 2 O educador/professor pró-ativo. A construção e utilização de planos de comportamento. 3 - A atenção positiva do educador/professor, o treino, o encorajamento e o elogio; 4 - A motivação das crianças através de incentivos; 5 A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças redirecionar e ignorar; 6 A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças consistência na aplicação das consequências; 7 Regulação emocional, competências sociais e resolução de problemas pelas crianças.
Avaliação
A avaliação, de carácter obrigatório e individual, é feita continuamente através: Da elaboração de planos de comportamento individuais para algumas crianças e da sua aplicação Do registo, entre as sessões presenciais da oficina, das respostas das crianças às estratégias implementadas Da produção de mensagens de boas novas para aumentar a comunicação e confiança com a família das crianças. A classificação final dos formandos será expressa, na escala de 1 a 10, em números inteiros arredondados às décimas. A classificação é expressa quantitativamente e qualitativamente da seguinte forma: - Excelente- de 9 a 10 valores - Muito Bom- de 8 a 8,9 - Bom- de 6,5 a 7,9 - Regular- de 5 a 6,4 - Insuficiente- de 1 a 4,9. Assiduidade dos Formandos O Sistema de verificação da assiduidade dos formandos será realizado através do preenchimento de uma folha de registo de presenças por cada sessão presencial conjunta. Só são certificados os formandos que compareçam a 5 sessões presenciais que totalizam 30 horas
Bibliografia
Gaspar, M. F. (2017). Arquitetos de soft skills? Os/as educadores/as de infância do séc. XXI. Cadernos de educação de Infância: Especial 30 anos, 112, 92-97Seabra-Santos, M., Gaspar, M., Tatiana, H., Azevedo, A., Silva, I., Vera, V. (2016). Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis. In A. M. Pinto & R. Raimundo (org.). Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler, 227-261.Webster-Stratton, C. (2012). Incredible Teachers: Nurturing childrens social, emotional and academic competence. Seattle: Incredible Years, IncWebster-Stratton, C. (2017). Como promover as competências sociais e emocionais das crianças (Coord. Científica de M. Gaspar & M. Seabra-Santos). Braga: Psiquilibrios.Webster-Stratton, C., & Bywater, T. (2015). Incredible partnerships: Parents and teachers working together to enhance outcomes for children through a multi-modal evidence based program. Journal of Children's Services, 10(3), 202-217. doi:10.1108/JCS-02-2015-0010
Formador
Ana Cláudia Mão de Ferro Mirrado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-03-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
2 | 27-03-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
3 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
4 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
5 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
6 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
7 | 03-06-2024 (Segunda-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
8 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
9 | 19-06-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Presencial |
10 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 15:16 - 16:16 | 1:00 | Presencial |