169

O Microsoft Excel como ferramenta de apoio trabalho pedagógico do Professor turma A1

Apresentação

Atualmente, colocam-se aos professores novos desafios que exigem a aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos na área das Novas Tecnologias de Informação (TIC). A promoção da utilização desta área de conhecimento no processo de ensino aprendizagem e na gestão organizacional poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Neste contexto, e considerando que a Microsoft Excel constitui uma ferramenta que permite recolher, organizar e tratar informação, o aprofundamento dos conhecimentos em Excel poderá ajudar os professores no exercício da sua profissão. A organização de dados, o cruzamento e análise destes bem como a elaboração de relatórios permitirão aos formandos gerir o processo de ensino aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e M01 a M32. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Compreender o funcionamento e a estrutura do Microsoft Office Excel; • Produzir documentos de apoio à função docente; • Trabalhar, de forma prática, com a folha de cálculo e compreender a sua aplicação em situações do dia-adia da escola; • Criar gráficos e aplicar filtros de forma automática; • Aplicar funções de diferentes categorias a situações concretas; • Criar grelhas de avaliação baseadas nas percentagens de cada parâmetro de avaliação; • Apoiar as escolas e os professores na criação de condições para uma adequada utilização do Excel nos contextos de aprendizagem escolar;

Conteúdos

1. Introdução à folha de cálculo 1.1. Princípios de funcionamento 1.2. Ambiente de trabalho da folha de cálculo 1.2.1. Janela da folha de cálculo 1.2.2. Painel de tarefas 1.2.3. Barra de menus e de ferramentas 1.2.4. Noção de “livro” 1.2.5. Noção de “folha” de um livro 1.2.6. Noção de célula 2. Tarefas básicas na folha de cálculo 2.1. Iniciar um novo livro 2.2. Abrir um livro já existente 2.3. Movimentar o cursor e a área de trabalho 2.4. Guardar e fechar um livro 3. Trabalhar com células 4. Modificar e formatar a folha de cálculo 5. Fórmulas e funções 6. Gráficos

Metodologias

Ao longo desta ação de formação serão utilizados vários métodos de aprendizagem, nomeadamente, o método expositivo, demonstrativo e a análise e resolução de exercícios e casos práticos. O enfoque da metodologia é predominantemente prático, com vista ao desenvolvimento do “saber fazer”. Sugestão de organização das atividades: Organização e planeamento da ação (1 h) ? Avaliação diagnóstica de competências e práticas; ? Avaliação de necessidades e interesses; ? Debate dos objectivos da acção; ? Documentação e materiais de apoio. Conceitos e práticas de integração do Microsoft Excel na Educação (1 h) Dinamização de atividades e de recursos utilizando o Microsoft Excel 2010 (12 h)

Avaliação

A avaliação processa-se a partir da análise de um trabalho individual constituído pelos conteúdos lecionados no decorrer da ação. Este trabalho deve estar de acordo com os interesses e funções desempenhadas pelos formandos, por exemplo, direção de turma, coordenação de departamento, entre outros. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Excel aplicado / Maria do Rosário Bernardo, Mário Carrilho Negas, Pedro Isaías. - Lisboa : FCA - Editora de Informática, cop. 2013. - VI, 274 p. : il. ; 24 cm. - ISBN 978-972-722-755-6

Formador

Humberto Fernandes Xavier

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 22-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 24-04-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 29-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 15-04-2024
Fim: 29-04-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-114466/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Centro de Formação Prof. João Soares