170

O Microsoft Excel na organização do trabalho pedagógico do Professor - Aprofundamento turma A2

Apresentação

Atualmente, colocam-se aos professores novos desafios que exigem a aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos na área das Novas Tecnologias de Informação (TIC). A promoção da utilização desta área de conhecimento no processo de ensino aprendizagem e na gestão organizacional poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Neste contexto, e considerando que a Microsoft Excel constitui uma ferramenta que permite recolher, organizar e tratar informação, o aprofundamento dos conhecimentos em Excel poderá ajudar os professores no exercício da sua profissão. A organização de dados, o cruzamento e análise destes bem como a elaboração de relatórios permitirão aos formandos gerir o processo de ensino aprendizagem, adotando mecanismos de diferenciação pedagógica, e refletir sobre o seu trabalho individual e coletivo, incentivandoos à investigação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e M01 a M32. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Pretende-se que os formandos no final da ação compreendam a estrutura e o funcionamento do Microsoft Office Excel e utilizem esta ferramenta na planificação e organização do seu trabalho pedagógico. Assim, os professores devem ser capazes de: • Reconhecer fórmulas e funções e aplicá-las em contexto educativo • Aplicar funções de diferentes categorias • Criar gráficos e aplicar filtros de forma automática • Produzir documentos/relatórios de análise descritiva inerentes à função docente • Aplicar a folha de cálculo no seu quotidiano profissional

Conteúdos

1. Trabalhar com células 1.1. Formatar células 1.2. Formatação condicional 2. Modificar e formatar a folha de cálculo 2.1. Configurar cabeçalho e rodapé 2.2. Configurar impressão 3. Fórmulas e funções 3.1. Fórmulas simples 3.2. Editar e alterar fórmulas 3.3. Copiar fórmulas 3.4. Referências relativas, mistas, absolutas e nomes 3.5. Cálculos utilizando funções avançadas 4. Gráficos 5. Listas de dados 5.1. Criar listas de dados 5.2. Filtros automáticos 6. Tabela dinâmica 6.1. Criar uma tabela de dados dinâmica 6.2. Modificar uma tabela dinâmica 6.3. Transformar uma tabela dinâmica num gráfico dinâmico 7. Inserir e formatar imagens e outras formas gráficas 8. Macros 8.1. Noção de Macros 8.2. Gravar macros 8.3. Editar uma macro 9. Importar e exportar informação 9.1. Publicação na web

Metodologias

Ao longo desta ação serão utilizados vários métodos de aprendizagem, nomeadamente, o método expositivo, demonstrativo e a análise e resolução de exercícios e casos práticos. O enfoque da metodologia é predominantemente prático, com vista ao desenvolvimento do “saber fazer”. Sugestão de organização das atividades: Organização e planeamento da ação (1 h) ? Avaliação diagnóstica de competências e práticas; ? Avaliação de necessidades e interesses; ? Debate dos objetivos da ação; Documentação e materiais de apoio. Conceitos e práticas de integração do Microsoft Excel na Educação (1 h) Dinamização de atividades e de recursos utilizando o Microsoft Excel 2010 (12 h) Avaliação dos formandos e da ação (1 h) Avaliação da ação; Avaliação dos formandos.

Avaliação

Avaliação contínua com a apresentação e discussão de um trabalho final. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presencias Trabalhos práticos a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Excel aplicado/Maria do Rosário Bernardo, Mário Carrilho Negas, Pedro Isaías, - LIsboa: FCA Editora de Informática, 2013

Formador

Humberto Fernandes Xavier

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 08-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 13-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 15-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 20-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 21-05-2024 (Terça-feira) 00:00 - 00:30 0:30 Presencial
Início: 06-05-2024
Fim: 20-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120033/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Centro de Formação Prof. João Soares