Prática cidadã do aluno através da arte dentro e fora da sala de aula turma A19
Apresentação
A participação cidadã do aluno dentro e fora da escola é essencial para uma aprendizagem para a vida. Para isso, é essencial promover a liderança do professor na criação de práticas pedagógicas participativas, que estejam integradas no curriculum de uma forma mais criativa. A implementação e criação de projetos artísticos, culturais e digitais que incentivem uma experimentação com temas e debates de interesse dos alunos, procura desenvolver as competências e habilidades do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A prática de uma participação ativa, um pensamento critico e divergente podem ser exploradas com o fato de dar voz aos alunos e também dar a voz aos professores. Ensinar desde a pratica mas também trabalhar a motivação do professor para experimentar projetos com a integração da comunidade escolar e a localidade, pode contribuir na transformação do significado da escola para um espaço de criação, de ação, de reflexão, de partilha e aprendizagem.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de: -Criar e integrar dinâmicas pedagógicas, seja artísticas, culturais e ou digitais dentro das suas áreas curriculares. -Desenvolver as capacidades e habilidades do aluno com projetos interdisciplinares que incentive a participação cidadã ativa e integre a comunidade escolar. -Planificação e monitorização da avaliação diferenciadora do processo de aprendizagem do aluno.
Conteúdos
Parte I. Planificação 1.Cidadania ativa, participação democrática e liderança. Cidadãos globais dentro e fora da sala de aula. 2.Dialogo intercultural e consciência social. Respeito, valores, debates, gestão de conflitos e resolução de problemas. Parte II. Criação e integração 3.Desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 4.Criaçao e desenvolvimentos de projetos interdisciplinares na integração no curriculum. Planificação e trabalho em equipa, colaboração e comunicação com as famílias e a comunidade escolar. 5. Dinâmicas pedagógicas, estratégias digitais, artísticos e culturais internacionais. Parte III. Seguimento e avaliação 6.Trabalho diferenciado do aluno e sua prática do trabalho autónomo. Motivação, interesse e curiosidade. 7.Avaliação e autoavaliação das aprendizagens a partir da experiência. O erro como parte do processo.
Metodologias
Metodologia participativa e ativa com dinâmicas de grupo. Aprendizagem a partir da experiência, da prática, da reflexão e do team building.
Avaliação
Formativa, através da participação, trabalho em equipa e pensamento critico nos exercícios realizados nas sessões presenciais. Registo audiovisual do processo de realização do projeto final através de uma plataforma digital. Criatividade, comunicação e utilização digital e tecnológica. Autoavaliação individual e grupal do processo, autonomia, desempenho e do produto final.
Bibliografia
CNE. (2021). Estado da Educação 2020. Portugal: CNE. Disponível em: https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1617-estado-educacao-2019Costa, J., & Couvaneiro, J. (2019). Conhecimentos vs. Competências: Uma Dicotomia Disparada na Educação. Lisboa:Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho da Presidência do Conselho de Ministros, Educação. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018- 07-06, páginas 2918 2928 (Educação Inclusiva)Monteiro, R. (Coord.). (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Lisboa: DGE.UNESCO. (2016). Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. Republic of Korea: UNESCO.
Formador
Estrella Luna Muñoz
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-05-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 23-05-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 31-05-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 06-06-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 19-06-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
11 | 21-07-2024 (Domingo) | 18:01 - 19:01 | 1:00 | Online assíncrona |