Usar Plataformas Colaborativas Digitais na Docência turma A8
Apresentação
A pandemia Covid 19 fechou a escola e transformou as plataformas colaborativas digitais, como a Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, WebEx, em ferramentas incontornáveis para o exercício da atividade letiva e não letiva dos docentes. Com efeito, a forma como as escolas e os respetivos corpos docentes mantiveram em funcionamento o sistema de ensino durante mais de 1/3 do ano letivo com recurso a estas ferramentas, foi admirável: uma estatística do Fórum Económico Mundial mostra de forma muito consistente que foi nos períodos em que ocorreu o fecho das escolas e outras instituições do sistema educativo na Europa que se verificaram os grandes aumentos de utilizadores destas ferramentas - de 400 para cerca de 1.400 milhões a nível global entre os dias 15 e 23 do último mês março. As plataformas colaborativas digitais estão assim para ficar. E o sistema educativo, como os dados mostram, está na primeira linha desta mudança. Uma mudança que não irá resultar num modelo completamente diferente do atual, nem substitui-lo, mas que pode complementá-lo, através da geração de oportunidades de flexibilização da atividade dos docentes, em termos funcionais, mas também pedagógicos. No fundo, transformar a ameaça veiculada pela pandemia para a educação numa real oportunidade de melhoria. Uma transformação que será ainda mais efetiva com a aceleração da atualização de competências dos docentes no correto e eficaz uso das plataformas colaborativas digitais na sua atividade letiva e não letiva.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Módulo 1: desenhar um plano de aula para plataformas colaborativas digitais Objetivos: - identificar as especificidades das várias plataformas - organizar os conteúdos em função do tempo e dos objetivos definidos - gerir as especificidades e dinâmicas das aulas realizadas em plataformas digitais Módulo 2: criar recursos didáticos para aulas em plataformas colaborativas digitais Objetivos: - desenvolver recursos audiovisuais (slides, infográficos e vídeos) - aplicar a técnica "storytelling" ao ensino-aprendizagem em ambiente digital - selecionar os recursos didáticos em função dos conteúdos, alunos e objetivos Módulo 3: facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais Objetivos: - utilizar a variedade vocal para comprometer os alunos com a aprendizagem - gerir o interesse/desinteresse dos alunos em ambiente digital - usar a expressão facial e a postura corporal no ensino em contexto digital
Conteúdos
Módulo 1 - Desenhar planos de aulas para plataformas colaborativas digitais - plataformas digitais: especificidades e desafios - tipologias de utilização: webinar, live virtual training, workshop, masterclass - conteúdos de cada tipologia: abertura, desenvolvimento, fecho - objetivos e escolha da tipologia de utilização - desenho da abordagem e estratégia pedagógica: incerteza em ambiente digital Componente teórica, online: 3 horas Módulo 2 - Criar recursos didáticos para plataformas colaborativas digitais - slides, infográficos, vídeos - relação entre suportes e tipologias formativas - "storytelling", exemplos e casos práticos - "parceiros de aprendizagem": aplicação, papel e finalidades - escolha do formato em função de objetivos Componente teórica, online: 4 horas e 30 minutos Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos Módulo 3 - Facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais - voz: tonalidade e variedade, ressonância, respiração, ritmo - expressão facial: foco e movimentos oculares, micro expressões - postura corporal: passagem de auto confiança e de segurança - gestão do interesse e desinteresse da audiência - envolvimento e questionamento dos participantes Componente teórica, online: 4 horas e 30 minutos Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos
Metodologias
Módulo 1 - Desenhar planos de aulas para plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: 2 sessões síncronas, 1 hora e 30 minutos cada, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Módulo 2 - Criar recursos didáticos para plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: 3 sessões síncronas, 1 hora e 30 minutos cada, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos - desenho de recursos didáticos, para aplicação das aprendizagens efetuadas Módulo 3 - Facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: três sessões síncronas, cada uma com 1 hora e 30 minutos, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Componente prática: 6 horas e 30 minutos - 4 horas individuais para preparação de autoscopia, com 2 horas e 30 minutos para visualização e feedback
Avaliação
Relatório crítico da ação, com as seguintes dimensões: utilidade, 20%; consistència metodológica, 20%; qualidade dos conteúdos, 15%; dinamização, 20%; análise crítica qualitativa, 25% Os formandos serão classificados de 1 a 10 de acordo com a legislação em vigor
Bibliografia
Brindley, J., Walti, C. and Blashke, L. (2009) Creating Effective Collaborative Learning Groups in an Online Environment International Review of Research in Open and Distance Learning, Vol. 10, No. 3Harasim, L. (2012) Learning Theory and Online Technologies New York/London: RoutledgeJosé Reis Lagarto (2010) . Ensino à Distância em E-Learning: Universidade Católica EditoraLyn D. Sharratt & Beate M. Planche (2016) . Collaborative Learning Techniques: Corwin, Ontario Principals CouncilMouenis Anouar Tadlaoui & Mohamed Khaldi (2019) . Personalization and Collaboration in Adaptive E-Learning: Igi Global
Observações
14/out 21/out 28/out 04/nov 11/nov 18/nov 25/nov 02/dez
Formador
Daniela Frade
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |