Como promover ambientes educativos inclusivos e promotores da cidadania turma B3
Apresentação
O Perfil dos Alunos à Saída da E.O. sublinha o desenvolvimento de competências de saúde, bem-estar e relacionamento interpessoal. A Lei da Educação Inclusiva estabelece o quadro jurídico para a inclusão e fundamenta a necessidade de se desenvolverem mecanismos e competências facilitadoras da inclusão. A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania reintroduz a educação para a cidadania nos programas. O DL 55/2018 confere autonomia às escolas para desenvolverem as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos e implementar a componente de Cidadania e Desenvolvimento. Urge, pois, que educadores e professores atualizem o seu conhecimento nestas áreas. Esta proposta integra contributos de várias áreas, nomeadamente a Psicologia e Educação Positivas, com esse fim. Pelos motivos acima expostos, propomos que esta ação seja considerada como FORMAÇÃO ESPECÍFICA.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Identificar os aspetos mais relevantes do desenvolvimento infanto-juvenil; • Identificar as Virtudes e Forças de caráter e formas de as usar; • Identificar recursos, atividades e práticas educativas baseadas nas forças de caráter e oportunidades para as aplicar em sala de aula; • Reconhecer e valorizar a diversidade dos alunos; • Identificar as diferentes áreas onde pode ocorrer diferenciação, segundo o Desenho Universal para a Aprendizagem, e formas de as concretizar em sala de aula; • Identificar recursos, atividades promotoras de um mindset de crescimento junto dos alunos e oportunidades para as aplicar em sala de aula; • Reconhecer em si próprio os conceitos: as forças de assinatura e o mindset dominante; • Relacionar pensamentos com emoções e comportamentos; • Identificar estratégias comportamentais para a prevenção e gestão de conflitos; • Compreender o impacto que a sua resposta ao comportamento conflituoso tem sobre a situação – ciclo do conflito.
Conteúdos
1. Introdução ao tema. Apresentação. Expectativas. Desenvolvimento infanto-juvenil (2h) 2. Criar ambientes harmoniosos (3h) 2.1 Modelo das virtudes e forças de caráter aplicado ao contexto escolar 2.2 Atividades, atos de fala e recursos para cultivar forças nas crianças e jovens 3. Criar condições para o sucesso educativo (5h) 3.1 O poder do mindset de crescimento nas aprendizagens 3.2 O sentido das aprendizagens 3.3. A relação pedagógica 4. Resiliência e gestão das emoções no professor (5h) 4.1 Reconhecimento das emoções no próprio 4.2 Resiliência em contexto escolar 5. Estratégias comportamentais preventivas e interventivas na gestão de conflitos (10h) 5.1 Estratégias preventivas do conflito 5.2 O ciclo do conflito. Estratégias comunicacionais para intervir em situações de conflito.
Metodologias
Ao longo do curso, serão usados métodos expositivos, interrogativos, demonstrativos (visualização de vídeos) e ativos (dinâmicas de grupo; roleplays, exercícios práticos promotores de bem-estar).
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. Realização dos exercícios propostos nas sessões presenciais, com apreciação através de grelha de verificação de comportamentos, de acordo com critérios previamente estabelecidos.
Bibliografia
Dweck, C. (2014). Mindset: a atitude mental para o sucesso. Vogais. Amadora Educação. Lisboa. Equipa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. (2022). E-book Educação Inclusiva. Ed. Ministério da Educação (ME)/ Direção-Geral da Educação (DGE). Long, N.J. (2007). The conflict cycle paradigm on how troubled students get teachers out of control. In N. Long, W. Morse, F.A. Fecser & R.G. Newman (Eds.), Conflict in the classroom: Positive staff support for troubled students. Austin, Texas: ProEd. Park, N., & Peterson, C. (2009). Strengths of character in schools. In R. Gilman, E.S. Huebner, & M.J. Furlong (Eds.) Peterson, C. & Seligman, M.E.P. (2004). Character strengths and virtues: A handbook and classification. New York: Oxford University Press and Washington, DC: American Psychological Association.
Formador
Kalpna Kirtikumar
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:50 | 3:10 | Presencial |
2 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:50 | 3:10 | Presencial |
3 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:50 | 3:10 | Presencial |
4 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:50 | 3:10 | Presencial |
5 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:50 | 3:10 | Presencial |
6 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:50 | 3:10 | Presencial |
7 | 19-06-2024 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:50 | 3:10 | Presencial |
8 | 26-06-2024 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:50 | 3:10 | Presencial |
9 | 23-07-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 16:00 | 7:00 | Online assíncrona |