
XIII Seminário do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres Abertura do ano letivo 2024-2025. PARTILHA DE CONHECIMENTO: PRÁTICAS E DINÂMICAS PEDAGÓGICAS turma ACD_9_2024
Apresentação
O seminário tem como objetivo promover a discussão e a partilha de práticas inovadoras desenvolvidas por professores e restante staff educativo durante a sua formação no contexto do novo ciclo de acreditação Erasmus 2023/2027. Destaca-se a partilha de desafios encontrados na implementação das novas práticas e estratégias utilizadas para os superar, visando apoiar outros docentes neste processo de inovação pedagógica. Não obstante, este encontro visa promover o debate sobre o impacto da formação Erasmus no desenvolvimento profissional dos professores e restante staff educativo, na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do sistema de relações na comunidade educativa. Será enriquecido com a Recolha de sugestões e ideias inovadoras para futuras ações de formação Erasmus+.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Partilhar dinâmicas inovadoras de trabalho pedagógico; Fomentar novas práticas de inclusão e equidade em contextos educativos interculturais; Capacitar o staff educativo do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres por forma a cumprir com a Missão da acreditação Erasmus +.
Conteúdos
9:00 - Sessão de Abertura ● Artur Ferreira – Diretor do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, AEPP. 9:10 - Painel I - Apresentação: MOVE (2021-2022 Mundo olhar ver a escola) projeto Erasmus+ 2023- 2027 • Albertina de Sousa, Teresa Biu e Ana Carvalho. I– "English for School Admnistration and Non-Teaching Staff, Barcelona. • Sofia Marques e Carla Oliveira. II -“The 4Cs: Creativity, Critical Thinking, Communication and Collaboration in SCHOOLS“, Florença. • Albertina de Sousa, Teresa Biu, Isabel do Vale e Lurdes Figueiredo. III - Coaching and Mentoring to support teachers, Praga. • Artur Ferreira e Ana Margarida Carvalho. Entidade Formadora – Registo de Acreditação CCPFC/ENT -AE – 1391/20 IV – Artificial Intelligence for Education: Exploring the Frontiers of ICT, Roma. • Susana Rabaça e Sandra Ralha. 11:00 - Pausa para café V - Project Based Learning in the Classroom: Setup, Integration and Reflection, Berlim. • Angélica Cardoso e Nuno Melandez. VI -AI and the 6 C´s for the future-ready teaching, Liubliana. • Pedro Kay. 12:45 – Sessão de encerramento • Pedro Pereira - Diretor do Centro de Formação Professor João Soares. • Artur Ferreira – Diretor do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres.
Metodologias
Presencial
Modelo
Frequência
Anexo(s)
xiii_seminario_aepp_2024-251.pdf
Observações
Exclusivo para Docentes e Não Docentes do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres
Formador
Maria de Lurdes Martins da Costa Baptista Figueiredo
Maria Albertina Vieira de sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-09-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |