Estética e Emoções turma ACD_13b_2024
Apresentação
A experiência estética perante uma obra de arte e o seu potencial para emocionar o ser humano.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
→ Potenciar o conhecimento do património nacional junto de professores e alunos; → Desenvolver a sensibilidade estética; → Valorizar a obra de arte como fonte de conhecimento; → Ensinar a ver, conhecer e compreender a linguagem visual; → Desenvolver a criatividade e espírito crítico;
Conteúdos
CONTEÚDOS DA ACÇÃO Estética → Conceito e implicações → Valores estéticos → A experiência estética → O juízo estético: a sensibilidade pessoal e o dado cultural → A contemplação estética e o seu carácter dialéctico → Arte como encomenda vs arte como catarse → Arte e função social Alguns exemplos a abordar: Torso, séc.I Alabastros medievais ingleses, séc. XV Salomé com a Cabeça de São João Batista. Lucas Cranach, o Velho c. 1510 São Jerónimo. Albrecht Dürer, 1521 Sala Patiño. Áustria, século XVIII Neve. Gustave Courbet, séc. XIX Explorar emoções no museu → As obras de arte como desbloqueadoras de uma multiplicidade de emoções no ser humano, que assim introduzem a descoberta estética e a construção de narrativas. → O impacto da aprendizagem estética e emotiva. → A possibilidade de a relação entre o homem e a arte conduzir a transformações no mundo atual e, sobretudo, no sujeito individual. Alguns exemplos a abordar: Custódia de Belém. Gil vicente, 1506 Alexandre de Médici. Jacopo Pontormo. 1534 Danaide. Auguste Rodin, 1893
Metodologias
Com base em metodologias construtivas, ativas e dialéticas, suscitar a aprendizagem histórica das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, salientando a sua leitura interdisciplinar. Despertar para a consciência das implicações de determinadas obras de arte na transformação de mentalidades, de sociedades e, assim, talvez do mundo. Revelar a intemporalidade da obra de arte e o seu permanente poder.
Avaliação
Avaliação dos formadores, pelos formandos, através da técnica de inquérito/questionário.
Modelo
Frequência
Anexo(s)
Observações
9 de novembro (sábado, das 10h00-13h00 e das 14h30-17h30) 20 e 27 de novembro (quartas-feiras, das 15h00 às 18h00)
20 e 27 de novembro (quartas-feiras, das 15h00 às 18h00)
Formador
Irina Irina Duarte
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |