Metodologias ativas e transversais na abordagem curricular turma A12
Apresentação
Esta Oficina visa o desenvolvimento profissional dos docentes no âmbito das atividades a implementar, com alunos, preferencialmente em espaço destinado a atividades transversais de articulação do currículo. Preconiza-se uma perspetiva de ação reflexão ação, para o ganho de confiança necessário para a intervenção pedagógica auxiliadora de aprendizagens transversais e holísticas associada à orientação/interlocução de atividades/estratégias de aprendizagem ativas. Espera-se que a oficina constitua um contributo para o ajuste de práticas transversais que possibilitem uma melhoria das aprendizagens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
5. No final desta oficina pretende-se que os professores planifiquem, concebam e implementem uma intervenção com os seus alunos de acordo com o seguinte: Compreender aspetos concetuais que caraterizam as metodologias de aprendizagem ativas, como Metodologia de Trabalho de Projeto; Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas; Perspetivas de Aprendizagem por metodologia de Inquiry; Descoberta Orientada e/ou Estudos de Caso. Desenvolver a capacidade de intervenção e desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, desde a sua conceção, até à sua reflexão e avaliação.
Conteúdos
Sessões presenciais: Sessão 1 (3h) Objetivos, resultados esperados, aspetos metodológicos, articulação entre as sessões presenciais e autónomas e avaliação da Oficina de Formação. Contextualização da Oficina relativamente às atuais orientações curriculares. Sessão 2 (3h) Desenvolvimento profissional docente e a organização de metodologias ativas, colaborativas e participativas. Clarificação concetual de Integração Curricular, Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade. Conceção e construção de uma atividade orientada para aprendizagem ativa. (Projeto; Descoberta Guiada; Resolução de Problemas). Sessão 3 (3h) Clarificação acerca das especificidades metodológicas no desenvolvimento de competências. Seleção e definição de cada uma delas. Aspetos metodológicos comuns a metodologias de aprendizagens ativas. Sessão 4 (3h) Aspetos metodológicos específicos do pensamento criativo com base na resolução de problemas. Atividade de aplicação de uma modalidade metodológica de desenvolvimento do pensamento crítico e do pensamento criativo. Sessão 5 (3h) A pertinência da organização de equipas colaborativas de trabalho e de utilização de plataforma de comunicação (TIC). Em grupo, acessível a professores e alunos. A definição de critérios para a formação de equipas de trabalho entre os alunos. Ponto da situação relativa às atividades implementadas em sala de aula reflexão conjunta. Sessão 6 (4h) Reflexão em torno das caraterísticas de uma avaliação autêntica das diferentes competências desenvolvidas. Orientações para a construção de dispositivo de avaliação que respeite as caraterísticas de autenticidade, consistência, mobilização, transparência e praticabilidade, ajustado às atividades ativas de aprendizagem. Definição de competências a avaliar. Seleção de descritores e indicadores. Instrumentos de avaliação: Apresentação das caraterísticas de cada um e sua seleção. Sessão 7 (3h) Análise conjunta das diferentes propostas de dispositivos de avaliação concebidos. Construção de materiais que se adequem à sua aplicação. Planificação da organização da sessão final de demonstração e apuramento de resultados da Oficina de Formação. Sessão 8 (4h) Apresentação das diversas atividades desenvolvidas, em contexto, pelos formandos. Auto-avaliação e avaliação entre os pares dos resultados da Oficina de Formação.
Avaliação
A avaliação será contínua, individual e em grupo, privilegiando-se o desempenho, participação e integração dos formandos no grupo de formação em cada uma das sessões realizadas. Os formandos serão avaliados em função da estruturação de um portefólio (grupo) e de um relatório de reflexão (individual), que traduza todo o trabalho produzido nas sessões presenciais e não presenciais, tendo em conta a pertinência, adequabilidade dos materiais produzidos, criatividade, organização, atualidade e apresentação. A escala de avaliação é compreendida entre 1 e 10 valores, sendo que a aprovação na Oficina de Formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas presenciais conjuntas da ação. As percentagens de ponderação serão as que vigoram no centro de formação e aprovadas pela Comissão Pedagógica a aplicar à modalidade de Oficina de Formação.
Bibliografia
BARREIRA, Aníbal & MOREIRA, Mendes (2004) Pedagogia das Competências da teoria à prática. Porto: Edições ASA.CANAVARRO, José Manuel (1999) Ciência e Sociedade. Coimbra: Quarteto Editora.COSME, Ariana (2009) Ser professor: A ação docente como uma ação de interlocução qualificada. Porto: LivPsic.COSME, Ariana (2018) Autonomia e Flexibilidade Curricular Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto Editora.LEITE, Carlinda & FERNANDES, Preciosa (2002) Avaliação das Aprendizagens dos Alunos Novos contextos novas práticas. Porto: Edições ASA.
Formador
Ana Margarida Gomes Vicêncio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 13-12-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |