Escolas pelos direitos das crianças turma ACD_15_2024
Apresentação
O Programa Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF Portugal visa capacitar os adultos e as crianças para atuarem e viverem os Direitos da Criança no dia-a-dia. Pretende-se que as crianças possam ter oportunidades para desenvolverem valores como tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade, num ambiente seguro e de relações de respeito. A implementação do programa está pensada enquanto um processo através do qual as escolas se vão tornando plenamente promotoras e defensoras dos direitos, tendo em conta o seu ritmo, contexto educativo e a cultura de escola. A ACD Escolas pelos Direitos da Criança alinha-se diretamente com a promoção de práticas educativas que incentivam a participação ativa dos alunos/as, a cidadania democrática e o respeito pelos direitos humanos, através da capacitação de docentes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Promover o desenvolvimento de práticas educativas que reforcem a participação das crianças e alunos, na tomada de decisão informada, na cidadania ativa e democrática e no respeito pelos direitos humanos. 2. Capacitar educadores e professores para o desenvolvimento de um plano de ação para a sua escola, através de uma bordagem de Educação baseada nos Direitos da Criança.
Conteúdos
Conteúdos: 1. A Convenção sobre os Direitos da Criança 2. A Abordagem de Educação baseada nos Direitos da Criança 3. Metodologias participativas 4. Plano de Ação 5. Diagnóstico 6. Monitorização e avaliação 7. Metodologias de realização da ação e modelo de avaliação
Avaliação
Frequência
Modelo
Questionário
Observações
Selecionados pela UNICEF
Formador
Mónica Pacheco