INCLUSÃO ESCOLAR DE JOVENS ESTRANGEIROS turma ACD_19_2024
Apresentação
A ACD “INCLUSÃO ESCOLAR DE JOVENS ESTRANGEIROS” pretende capacitar professores e formadores de escolas públicas e privadas para o trabalho com crianças e jovens migrantes oriundos de países externos à UE, com foco particular em crianças e jovens sem escolaridade prévia ou sem domínio de uma língua latina. Pretendemos promover a inclusão destes alunos na escola e fornecer ferramentas aos professores e formadoras que com eles trabalham, para facilitar aprendizagens efectivas. Para tal, ofereceremos mais informação e enquadramento sobre as diferentes realidades e particularidades da migração, em particular para estas crianças e jovens; abordaremos conteúdos teóricos relativos ao ensino desta população e aprofundaremos técnicas, estratégias e práticas em sala de aula para aplicação no dia-a-dia. Pretende-se incluir a presente ACD no âmbito da “prática pedagógica e didática na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula”; contamos, para tal, com o apoio no desenvolvimento e validação de conteúdos de uma equipa com formação académica no domínio das ciências da educação e educação especial, com trabalho académico desenvolvido na Alemanha e Finlândia com foco nas populações de jovens migrantes de países terceiros; com experiência de dois anos na capacitação de professores e formadores de jovens migrantes em Portugal.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1 - Inclusão escolar mais bem sucedida de crianças e jovens migrantes nacionais de países terceiros no AE Alvalade 2 - Capacitação de professores e formadores do AE Alvalade para o ensino efectivo de crianças e jovens migrantes nacionais de países terceiros
Conteúdos
- Contextos situacional e jurídico de crianças e jovens migrantes nacionais de países terceiros - O caso particular dos jovens estrangeiros não acompanhados - A saúde mental em crianças e jovens migrantes nacionais de países terceiros - A teoria bioecológica de Bronfenbrenner e os possíveis papéis da escola - Boas práticas, estratégias e ferramentas em sala de aula
Metodologias
Os temas serão tratados em duas sessões de 3h cada com todo o grupo. Durante as sessões, decorrerão trabalhos de natureza teórico-prática e prática, durante os quais os formandos realizarão atividades que visam a aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de metodologias para co-criação de soluções
Modelo
No final da ação, será pedido aos formandos que respondam a um questionário de satisfação relativamente à mesma, que abordará a qualidade do programa da ação; do funcionamento da ação; e do desempenho dos formadores/ formandos, com possibilidade de sugestões em campo de resposta aberto.
Observações
Sala: B0.03