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O PRINCIPEZINHO: um Musical para Plateia e Marionetas turma ACD_8_2025

Apresentação

Projeto parceiro do Plano Nacional das Artes por reconhecimento do interesse pedagógico, importa motivar a presença, não só dos profissionais do domínio da Música, da Expressão e da Educação Musical, mas também dos professores do Ensino Básico e dos Educadores de Infância, a quem pretendemos agregar experiência. Propomos assim o reconhecimento aos grupos 100, 110, 250, 610 e grupos M.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

OBRJETIVO GERAL - Partilha, reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho no domínio da educação musical com crianças do Pré-Escolar ao 3.º ciclo do Básico. OBJETIVO ESPECÍFICO - Estruturação de estratégias de trabalho nos vértices da audição, interpretação e criação, como pontos-chave para uma educação musical completa, a pretexto da divulgação do Musical: O Principezinho

Conteúdos

Conteúdos: Estruturação de estratégias de trabalho nos vértices da audição, interpretação e criação, como pontos-chave para uma educação musical completa, a pretexto da divulgação da obra O Principezinho. Em CONTEXTO TEÓRICO abordar-se-ão os contextos e políticas pedagógicas seguidas pela Foco Musical na construção, nomeadamente, deste musical para plateia e marionetas e de outras obras a trabalhar; as mais-valias genéricas, do ponto de vista das aprendizagens significativas, da estratégia da Audição Musical Ativa (AMA) e Participada (AMP) como prioritária nos processos de aproximação à música erudita; como se organiza uma orquestra e como se classificam os instrumentos mais comummente utilizados neste tipo de formação. Em contexto de PRÁTICA SIMULADA, através da exploração da obra trabalhar-se-á a distinção auditiva de contrastes ao nível dos diferentes registos das vozes humanas: SOPRANO, MEIO-SOPRANO, CONTRALTO, CONTRATENOR, TENOR BARÍTONO e BAIXO. Essencialmente, a aquisição de competências na distinção estética do caráter de cada peça, através dos jogos que a obra proporciona, é um dos grandes objetivos desta sessão.

Modelo

Frequência na totalidade das horas

Anexo(s)

cartaz-acd-_o_principezinho.pdf

Observações

www.focomusical.org

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 09-04-2025
Fim: 09-04-2025
Acreditação: ACD_5_2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas de Alvalade