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Tutoria e facilitação pedagógica turma ACD_3_2025

Apresentação

Com esta ACD, criada no âmbito do projeto Tod@s IN em Alvalade – Inclusão social através da educação em contexto pós-pandemia, pretende-se aumentar o conhecimento de docentes dos diferentes níveis de escolaridade do Ensino Básico sobre conceitos, práticas e recursos pedagógicos para o desenvolvimento de atividades de apoio individualizado e/ou em pequeno grupo em contexto de tutoria com alunos em situação de vulnerabilidade. A ação assenta nos seguintes conteúdos: perfil, funções e competências chave do professor tutor; diagnóstico de necessidades, planeamento e criação de recursos pedagógicos; avaliação e feedback; e promoção do envolvimento parental. A ação proposta tem relação direta com o exercício profissional dos docentes, em especial no âmbito da implementação de tutorias individuais ou em pequeno grupo com alunos em situação de vulnerabilidade. Esta prática pedagógica contribui para a resposta às necessidades de diferenciação e personalização do ensino, contribuindo para a promoção do sucesso educativo e da equidade. A ação tem rigor e qualidade científica e pedagógica, assentando em referenciais teóricos e conceitos fundamentados e reconhecidos. Releva ainda a experiência de 10 anos da FCL na implementação e acompanhamento de tutores em contexto educativo. A ACD é ministrada por formadores detentores do grau de Mestre nas áreas da Educação e Serviço Social.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Desenvolver competências-chave nos docentes para acompanhar e apoiar alunos em situação de vulnerabilidade, promovendo o seu sucesso educativo; 2. Capacitar os docentes para o planeamento de tutorias e criação de recursos pedagógicos adaptados às necessidades dos alunos; 3. Identificar estratégias de avaliação e feedback para ajustar intervenções pedagógicas; 4. Promover o envolvimento familiar, reforçando a parceria entre escola e família como elemento fundamental no percurso educativo.

Conteúdos

- Perfil, Funções e Competências do Professor Tutor - Diagnóstico de Necessidades e Planeamento - Criação de Recursos Pedagógicos - Avaliação e Feedback - Promoção do Envolvimento Familiar

Modelo

Avaliação formativa a partir dos exercícios práticos individuais e de grupo propostos em cada sessão

Formador

Rute Isabel Soares Machado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-01-2025 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
Início: 25-01-2025
Fim: 25-01-2025
Acreditação: ACD_03_2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: Fundação Cidade de Lisboa