
Desenvolvimento pessoal, social e académico turma ACD_4_2025
Apresentação
Com esta ACD, criada no âmbito do projeto Tod@s IN em Alvalade – Inclusão social através da educação em contexto pós-pandemia, pretende-se aumentar o conhecimento de docentes dos diferentes níveis de escolaridade do Ensino Básico sobre conceitos, práticas e recursos pedagógicos para promoção do Desenvolvimento pessoal, social, académico, com enfoque no contexto de tutoria socioeducativa. A ação assenta nos seguintes conteúdos: enquadramento e conceitos-chave sobre desenvolvimento pessoal, social e académico dos alunos; identificação de necessidades e estratégias de intervenção; seleção, adaptação e criação de recursos adaptados a cada área; estratégias e recursos para a gestão emocional. A ação proposta tem relação direta com o exercício profissional dos docentes, em especial no âmbito da implementação de tutorias individuais ou em pequeno grupo com alunos em situação de vulnerabilidade. Esta prática pedagógica contribui para a resposta às necessidades de diferenciação e personalização do ensino, contribuindo para a promoção do sucesso educativo e da equidade. A ação tem rigor e qualidade científica e pedagógica, assentando em referenciais teóricos e conceitos fundamentados e reconhecidos. Releva ainda a experiência de 10 anos da FCL na implementação e acompanhamento de tutores em contexto educativo. A ACD é ministrada por formadores detentores do grau de Mestre nas áreas da Educação e Serviço Social.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Desenvolver competências-chave nos docentes para acompanhar alunos em tutorias socioeducativas; 2. Identificar e compreender conceitos chave ao nível do desenvolvimento pessoal, social e académico e da gestão emocional; 3. Capacitar para a criação de recursos pedagógicos para o desenvolvimento socioeducativo e gestão emocional.
Conteúdos
- Desenvolvimento pessoal e social: autoestima, autoconfiança, autonomia, compromisso, empatia; - Desenvolvimento académico: métodos e técnicas de estudo, organização da informação oral e escrita; - Gestão emocional: identificação das emoções, vocabulário emocional, estratégias de gestão emocional.
Modelo
Avaliação formativa a partir dos exercícios práticos individuais e de grupo propostos em cada sessão
Formador
Rute Isabel Soares Machado