
Gestão de grupos diversos e participação cidadã turma ACD_7_2025
Apresentação
Com esta ACD, criada no âmbito do projeto Tod@s IN em Alvalade – Inclusão social através da educação em contexto pós-pandemia, pretende-se aumentar o conhecimento de docentes dos diferentes níveis de escolaridade do Ensino Básico sobre conceitos, práticas e recursos pedagógicos para a gestão de grupos diversos e promoção da participação cidadã. A ação assenta nos seguintes conteúdos: enquadramento e conceitos-chave sobre aprendizagem diversa, intercultural e abordagem sistémica; recursos de práticas de educação não-formal em contextos de intervenção comunitária; enquadramento aos Objetivos da Juventude em alinhamento com a Agenda 2030 e a promoção da participação cidadã dos jovens A ação proposta tem relação direta com o exercício profissional dos docentes, em especial no âmbito da implementação de tutorias e do desenvolvimento de atividades com grupos de alunos diversos e interculturais. A gestão pedagógica de grupos diversos contribui para a resposta às necessidades de diferenciação do ensino, contribuindo para a promoção do sucesso educativo e da equidade. A ação tem rigor e qualidade científica e pedagógica, assentando em referenciais teóricos e conceitos fundamentados e reconhecidos. Releva ainda a experiência de 10 anos da FCL na implementação de atividades socioeducativas em contextos interculturais e da especialização nas questões da Cidadania Global. A ACD é ministrada por formadores detentores do grau de Mestre nas áreas da Educação e Serviço Social.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Desenvolver competências-chave nos docentes para gerir grupos diversos e interculturais; 2. Identificar e compreender conceitos chave ao nível da aprendizagem diversa, educação intercultural e abordagem sistémica na perspetiva da intervenção comunitária; 3. Identificar recursos pedagógicos para a promoção da cidadania ativa em alinhamento com a Agenda 2030.
Conteúdos
- Aprendizagem diversa e intercultural: estilos de aprendizagem, comunicação intercultural, recursos e práticas inclusivas; - Educação não-formal e intervenção comunitária: abordagem sistémica, recursos adaptados e diversos, parcerias locais e práticas educativas de sucesso em contextos vulneráveis; - Participação cidadã: Youth Goals, Agenda 2030, recursos pedagógicos para explorar temas de Cidadania e envolvimento cidadão com crianças e jovens.
Modelo
Avaliação formativa a partir dos exercícios práticos individuais e de grupo propostos em cada sessão.
Formador
Rute Isabel Soares Machado