Designação da ação: Formação Speak Out São Vicente -Parte 2 turma ACD_10_2025

Apresentação

Formação de formadoras do projeto Speak Up e professoras da Escola Gil Vicente para lecionar direitos humanos para adolescentes de 15 anos, em média. Pretende-se criar um espaço de aprendizagem e de partilha de ferramentas entre as pessoas que serão responsáveis pelo projeto. Para efeitos de organização das diferentes ferramentas propõe-se a estrutura metodológica de Design Thinking. É uma abordagem centrada no ser humano que promove criatividade, resolução de problemas, colaboração e empatia, seguindo processos estruturados e iterativos. Nesta formação PARTE 2 – propõe-se as fases 3 e 4 das ferramentas (a parte 1 do projeto trará as fases 1 e 2 de design thinking), são elas, FERRAMENTAS DE IDEAÇÃO E PROTÓTIPOS. Vantagens para os outros intervenientes do projeto (professores, facilitadores, formadores): 1. Promoção de metodologias ativas que podem ser adaptadas a diferentes necessidades / contextos / desafios; 2. Estrutura orientadora e não limitadora do trabalho a ser desenvolvido; 3. Ferramentas práticas de implementar, replicar e personalizar de acordo com o pretendido.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Objetivos: Formar as professoras na metodologia pedagógica criativa de design thinking

Conteúdos

Conteúdos: Design Thinking – Fases 3 e 4 Fase 3: Ideação Fase dedicada a gerar ideias inovadoras para resolver os problemas identificados Ferramentas possíveis: § Brainstorming § SCAMPER § Dot Voting World Café Fase 4: Prototipagem & Testes Pretende criar representações tangíveis das ideias geradas e validar as mesmas com utilizadores reais. Ferramentas possíveis: § Protótipo rápido § Feedback Input § 25/10 Crowd Sourcing § Appreciative Interviews § Min Specs

Metodologias

Como é que o Design Thinking trabalha as competências? Pensamento Crítico e Criativo: - Geração de ideias inovadoras na Ideação; - Análise crítica ao sintetizar dados na Definição; - Iteração contínua durante os testes. Relacionamento Interpessoal: - Colaboração em grupo durante todas as fases; - Construção de empatia com colegas e utilizadores; - Resolução de conflitos ao definir problemas em conjunto. Cidadania e Participação Democrática: - Resolver problemas que afetam a comunidade; - Foco no impacto social das soluções propostas; - Envolvimento de diferentes tipo de participantes no processo.

Observações

Docentes indicados pela Direção do AE Gil Vicente Das 18H às 21H Formadora: Dra. Raquel Cristina Oliveira Lima

Docentes indicados pela Direção do AE Gil Vicente Das 18H às 21H Formadora: Dra. Raquel Cristina Oliveira Lima

Formador

Raquel Cristina Oliveira Lima

Início: 28-01-2025
Fim: 30-01-2025
Acreditação: ACD_10_2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas de Gil VIcente