
II Encontro Connecting the Dots – LEDs Connecting the dots Construindo sentido(s) com a Escola “Inovar para Envolver: Práticas Pedagógicas Digitais no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres” Escola com programa TEIP 4 turma ACD_13_2025
Apresentação
O evento reúne docentes para partilhar práticas pedagógicas inovadoras e explorar metodologias ativas com o apoio aos recursos digitais. Com foco na comunicação digital e na inovação, a iniciativa integra o clube de Robótica e projetos interdisciplinares STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts Mathematics), potenciando o uso dos materiais do Laboratório de Educação Digital (LED 2). As demonstrações práticas, abordam os temas como literacia democrática através da gamificação, estratégias de comunicação digital na escola, envolvimento ativo dos alunos e ferramentas digitais para avaliação formativa. Além disso, a mostra interativa, dinamizada pelos alunos, no Laboratório de Educação Digital (LED) proporcionará uma experiência em programação, robótica, impressão 3D e projetos STEAM. Com um compromisso com a inovação e a colaboração, esta Ação de Curta Duração (ACD) pretende impulsionar a integração das tecnologias digitais no ensino, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, envolvente e alinhada com os desafios atuais e do futuro.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Partilhar práticas pedagógicas inovadoras entre docentes e parcerias externas. ● Demonstrar metodologias ativas e avaliação formativa: Capacidades e atitudes, com recursos digitais. ● Potenciar a comunicação digital na comunidade educativa através do Laboratório de Educação Digital (LED 2). ● Integrar o clube da Robótica e projetos interdisciplinares no processo educativo, com recurso aos materiais multimédia do LED 2.
Conteúdos
Apresentação: Artur Ferreira - Diretor do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres. Pedro Miguel Pereira - Diretor do Centro de formação Prof. João Soares (CFPJS). Ana Vicêncio - Representante para a Autonomia e Flexibilidade Curricular CFPJS Teresa Nunes - Embaixadora Digital do CFPJS. 14:45 - Partilha de Experiências - Apresentação do programa. Maria de Lurdes Figueiredo - Coord. TEIP e elemento da Equipa de Desenvolvimento Digital de Escola (EDDE) do AEPP. 14:50 - #Patricionline | Prazer em comunicar. António Lopes - Prof. de História, Coord. Cid. e Des., de DT e elemento da Equipa de Comunicação Digital de Escola. 15:00 - "Cidadania em jogo: tu decides!"- Promover a literacia democrática e a participação cívica dos jovens do 3o Ciclo, com recurso às tecnologias digitais e às metodologias de gamificação (Fundação Cidade de Lisboa) - Ricardo Santos - Prof. de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento. 15:10 - Avaliação do Recurso Educativo Digital (RED) Khan Academy na disciplina de Matemática. Maria de Lurdes Figueiredo - Prof.a de Matemática e STEAM. 15:20 - Participação ativa dos alunos em sala de aula, como avaliar as capacidades e atitudes com a App ClassDojo. Piménio Ferreira - Prof. de Matemática e STEAM. 15:30 - Academia Digital de Pais - ERTE-DGE (Projeto do TEIP 4) - Ana Margarida Carvalho - Coord. da EDDE. 15:40 - Tutoria em sala de aula - Academia Teach For Portugal (ATP). Nelson Gonçalves- Mentor da ATP. 15:45 - Demonstração Prática no LED do AEPP. Angélica Cardoso - Coord. do LED e elemento da EDDE do AEPP. STEAM: Programação com Micro:bit e cenários de aprendizagem. Clube de Robótica, projeto UBBU e Exploração dos recursos Multimédia do LED 2 (Podcast, vídeo e canal Spotify do AEPP). Podcast -O testemunho dos alunos “Aprender Fora da Sala de Aula – TUMO LISBOA”. 15:50 - SALA LED - Clube da Robótica. Dinamização pelos alunos: Estações de trabalho - Programação, Modelagem e Impressão 3D, Robots Lego Spike. 16:45 - Pausa para café. 17:00 – Encerramento. Pedro Miguel Pereira - Diretor do CFPJS.
Metodologias
Painéis temáticos
Modelo
Frequência das 3 horas de formação
Observações
Esta ACD enquadra-se na formação contínua de docentes, promovendo práticas pedagógicas inovadoras alinhadas com o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) e dinamizado pela Equipa de Desenvolvimento Digital de Escola (EDDE) e o Programa TEIP 4 (2024-2027). A ação é relevante para a prática profissional e responde às necessidades emergentes da prática letiva, nomeadamente na integração de metodologias ativas e ferramentas digitais no ensino e aprendizagem, com recurso aos equipamentos do Laboratório de Educação Digital (LED 2).
Formador
Angélica Schriewer Pinheiro Cardoso
Maria de Lurdes Martins da Costa Baptista Figueiredo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |