Participação das crianças na escola enquanto Direito: promover uma abordagem inclusiva nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária II turma ACD_57_2025
Apresentação
Esta ação de formação de curta duração insere-se no âmbito do projeto-piloto ‘Abordagem educativa baseada em Direitos da Criança em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’, promovido pelo Comité Português para a UNICEF em parceria com a Direção-Geral da Educação. A ação contribuirá para a capacitação de professores e técnicos especializados em práticas alinhadas à educação inclusiva e à promoção da cidadania, atendendo às especificidades das escolas TEIP e reforçando o seu compromisso com o sucesso educativo e a inclusão de todas as crianças.
Destinatários
Professores de Música/Ensino Artístico; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Objetivo: Promover a integração de práticas inclusivas e participativas nas escolas TEIP, capacitando os docentes e técnicos especializados a adotar uma abordagem educativa baseada nos Direitos da Criança, com foco no direito à participação.
Conteúdos
Conteúdos Programáticos: 1. Introdução aos Direitos da Criança 2. A abordagem educativa baseada em Direitos da Criança 3. A participação enquanto Direito da Criança 4. Estratégias e ferramentas para promover a participação inclusiva - Implementação e concretização do Projeto Piloto VOAR
Metodologias
Ação de formação de curta duração de 3 horas, desenvolvida em contexto on-line (via zoom), recorrendo a metodologias expositivas e participativas.
Modelo
Questionário
Formador
Mónica Pacheco
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Online síncrona |