O PEBI na educação pré-escolar – Mostra de práticas pedagógico-didáticas e reflexão turma ACD_54_2025
Apresentação
Esta ação tem como principal finalidade apoiar os docentes que estão a iniciar a implementação do Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI), na educação pré-escolar, salvaguardando a qualidade desta oferta, atendendo aos seus contextos específicos. Tal inclui análise e debate sobre o preconizado nas orientações para a implementação do Programa neste nível de educação, mostra de e reflexão sobre práticas pedagógicas de referência e sobre a avaliação dos processos, do ambiente educativo e das aprendizagens das crianças.
Destinatários
Educadores de Infância;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Sessão 1 (2 horas) Objetivo: Sensibilizar os educadores de infância e os professores de Inglês para: · os princípios da educação bilingue, em linha com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) · a importância da aprendizagem holística na educação pré-escolar Conteúdos e metodologia: · Caracterização sumária do PEBI · Apresentação, análise, discussão e reflexão sobre a documentação de referência para a implementação do Programa na educação pré-escolar Sessão 2 (2 horas) Objetivo: · Capacitar educadores de infância e professores de Inglês sobre práticas pedagógicas bilingues de referência Sessão 3 (2 horas) Objetivo: · Aprofundar o conhecimento dos educadores de infância e professores de Inglês sobre a avaliação dos processos, do ambiente educativo e das aprendizagens das crianças Conteúdos e metodologia: · Utilização das OCEPE como o documento legal para o planeamento e a avaliação · Relatos de práticas sobre o processo de planeamento e avaliação como apoio da gestão do currículo e do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças
Metodologias
A ação de formação contará com sessões de carácter teórico-prático, com explicação didático-pedagógica de cada conteúdo. A ação será avaliada com recurso a um questionário para aferir o grau de satisfação dos formandos sobre a pertinência desta ação na implementação do Programa e na melhoria das práticas dos docentes.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Online síncrona |
| 2 | 11-12-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Online síncrona |
| 3 | 16-12-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Online síncrona |