O PEBI no 1.º CEB – Mostra de práticas pedagógico-didáticas e reflexão turma ACD_55_2025
Apresentação
Esta ação tem como finalidade principal apoiar os docentes que estão a iniciar a implementação do Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI), no presente ano letivo, no 1.º ciclo do ensino básico (CEB), salvaguardando a qualidade desta oferta, atendendo aos seus contextos específicos. Tal inclui análise e debate sobre o preconizado nas orientações para a implementação do Programa neste nível de ensino, mostra de e reflexão sobre práticas pedagógico-didáticas de referência e sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Sessão 1 (2 horas) Objetivo: Sensibilizar os professores de 1.º CEB e professores de Inglês sobre: · os princípios do ensino bilingue no 1.º CEB · a importância da aprendizagem holística neste ciclo de ensino Conteúdos e metodologia: · Caracterização sumária do PEBI · Apresentação, análise, discussão e reflexão sobre a documentação de referência para a implementação do Programa neste ciclo de ensino Sessão 2 (2 horas) Objetivo: · Capacitar os professores de 1.º CEB e professores de Inglês sobre práticas pedagógico-didáticas bilingues de referência Conteúdos e metodologia: · Ilustração de práticas pedagógico-didáticas · Identificação de fatores inerentes a práticas de referência · Partilha de ideias para o desenvolvimento de projetos, sequências e/ou atividades de aprendizagem, tendo em conta os interesses dos alunos, em linha com as aprendizagens essenciais Sessão 3 (2 horas) Objetivo: · Aprofundar o conhecimento dos professores de 1.º CEB e professores de inglês sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos Conteúdos e metodologia: · Utilização das aprendizagens essenciais como referencial orientador da avaliação · Análise ilustrada sobre o processo de planeamento e avaliação como apoio à gestão do currículo e ao desenvolvimento da aprendizagem.
Metodologias
A ação de formação contará com sessões de carácter teórico-prático, com explicação didático-pedagógica de cada conteúdo. A ação será avaliada com recurso a um questionário para aferir o grau de satisfação dos formandos sobre a pertinência desta ação na implementação do Programa e na melhoria das práticas dos docentes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Online síncrona |
| 2 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Online síncrona |
| 3 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Online síncrona |