Tutoria e facilitação pedagógica turma ACD_58_2025
Apresentação
Com esta ACD, criada no âmbito do projeto Tod@s IN em Alvalade – Inclusão social através da educação em contexto pós-pandemia, pretende-se aumentar o conhecimento de docentes dos diferentes níveis de escolaridade do Ensino Básico sobre conceitos, práticas e recursos pedagógicos para o desenvolvimento de atividades de apoio individualizado e/ou em pequeno grupo em contextode tutoria com alunos em situação de vulnerabilidade. A ação assenta nos seguintes conteúdos: perfil, funções e competências chave do professor tutor; diagnóstico de necessidades, planeamento e criação de recursos pedagógicos; avaliação e feedback; e promoção do envolvimento parental.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Objetivos e conteúdos a abordar Objetivos 1. Desenvolver competências-chave nos docentes para acompanhar e apoiar alunos em situação de vulnerabilidade, promovendo o seu sucesso educativo; 2. Capacitar os docentes para o planeamento de tutorias e criação de recursos pedagógicos adaptados às necessidades dos alunos; 3. Identificar estratégias de avaliação e feedback para ajustar intervenções pedagógicas; 4. Promover o envolvimento familiar, reforçando a parceria entre escola e família como elemento fundamental no percurso educativo.
Conteúdos
- Perfil, Funções e Competências do Professor Tutor - Diagnóstico de Necessidades e Planeamento - Criação de Recursos Pedagógicos - Avaliação e Feedback - Promoção do Envolvimento Familiar
Metodologias
Exercícios práticos individuais e de grupo propostos em cada sessão.
Modelo
Avaliação formativa
Formador
Rute Isabel Soares Machado
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
| 2 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |