Inclusão escolar de alunos estrangeiros turma ACD_63-2025
Apresentação
Destinada a professores, formadores, mediadores interculturais e psicólogos educativos que trabalham com jovens migrantes (15-24) nacionais de países terceiros. Pretendemos promover a inclusão destes alunos na escola e fornecer ferramentas aos professores e formadoras que com eles trabalham, para facilitar aprendizagens efectivas. Para tal, ofereceremos mais informação e enquadramento sobre as diferentes realidades e particularidades da migração, em particular para estas crianças e jovens; abordaremos conteúdos teóricos relativos ao ensino desta população e aprofundaremos técnicas, estratégias e práticas em sala de aula para aplicação no dia-a-dia.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1 - Inclusão escolar mais bem sucedida de jovens migrantes nacionais de países terceiros 2 - Capacitação de professores e formadores para o ensino efetivo de jovens migrantes nacionais de países terceiros
Conteúdos
Contextos situacional e jurídico de crianças e jovens migrantes nacionais de países terceiros O caso particular dos jovens estrangeiros não acompanhados A saúde mental em crianças e jovens migrantes nacionais de países terceiros A teoria bioecológica de Bronfenbrenner e os possíveis papéis da escola Estratégias socioemocionais para apoio ao trabalho em grupos diversos Boas práticas, estratégias e ferramentas em sala de aula
Metodologias
Os temas serão tratados em duas sessões de 3h cada com todo o grupo. Durante as sessões, decorrerão trabalhos de natureza teórico-prática e prática, durante os quais os formandos realizarão atividades que visam a aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de metodologias para co-criação de soluções.
Modelo
No final da ação, será pedido aos formandos que respondam a um questionário de satisfação relativamente à mesma, que abordará a qualidade do programa da ação; do funcionamento da ação; e do desempenho dos formadores/ formandos, com possibilidade de sugestões em campo de resposta
Formador
Ana de Lurdes Martins Logrado
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 17-12-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 19-12-2025 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |