Ler para aprender com a Biblioteca Escolar turma ACD_64_2025
Apresentação
A AFCD “Ler para aprender com a Biblioteca Escolar”, insere-se num projeto com o mesmo nome que irá ser realizado no Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, em Lisboa. Proposto pela Equipa da Biblioteca Escolar, o projeto integra atividades de leitura e compreensão de textos expositivos, com vista à construção de conhecimento, contribuindo para “melhorar as aprendizagens nas suas diversas dimensões” (Eixo 2 do Projeto Educativo do Agrupamento). Nesta ação procura-se apresentar aos docentes do Agrupamento o projeto, os pressupostos teóricos que o norteiam, bem como algumas estratégias e atividades a realizar com os alunos no âmbito da leitura e construção de conhecimento.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Apresentar o projeto “Ler para aprender com a Biblioteca Escolar” - Fundamentar teoricamente o projeto com base em investigação realizada no âmbito da aprendizagem da leitura com vista à construção de conhecimento - Partilhar propostas de leitura e compreensão de textos expositivos - Explicar o modo de organização do projeto a realizar ao longo do ano letivo
Conteúdos
Aprendizagem da leitura: da decifração à compreensão - Textos expositivos: importância e caraterísticas - Leitura e compreensão de textos expositivos: estratégias cognitivas e metacognitivas, estrutura e vocabulário - Monitorização da compreensão: tipos de perguntas e níveis de compreensão - Escrita de resumos e construção de esquemas - Partilha de conhecimento construído
Metodologias
A ação terá momentos de exposição teórica sobre os temas, momentos de reflexão dos docentes, com intervenções orais sobre o tema, a partir de questões apresentadas durante a ação, mas também a partilha de sugestões e a colocação de questões sobre o projeto.
Modelo
No final da ação será realizado um questionário de satisfação.
Observações
limitado aos docentes do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna
Formador
Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 18-12-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |