347

Ler para aprender com a Biblioteca Escolar turma ACD_64_2025

Apresentação

A AFCD “Ler para aprender com a Biblioteca Escolar”, insere-se num projeto com o mesmo nome que irá ser realizado no Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, em Lisboa. Proposto pela Equipa da Biblioteca Escolar, o projeto integra atividades de leitura e compreensão de textos expositivos, com vista à construção de conhecimento, contribuindo para “melhorar as aprendizagens nas suas diversas dimensões” (Eixo 2 do Projeto Educativo do Agrupamento). Nesta ação procura-se apresentar aos docentes do Agrupamento o projeto, os pressupostos teóricos que o norteiam, bem como algumas estratégias e atividades a realizar com os alunos no âmbito da leitura e construção de conhecimento.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Apresentar o projeto “Ler para aprender com a Biblioteca Escolar” - Fundamentar teoricamente o projeto com base em investigação realizada no âmbito da aprendizagem da leitura com vista à construção de conhecimento - Partilhar propostas de leitura e compreensão de textos expositivos - Explicar o modo de organização do projeto a realizar ao longo do ano letivo

Conteúdos

Aprendizagem da leitura: da decifração à compreensão - Textos expositivos: importância e caraterísticas - Leitura e compreensão de textos expositivos: estratégias cognitivas e metacognitivas, estrutura e vocabulário - Monitorização da compreensão: tipos de perguntas e níveis de compreensão - Escrita de resumos e construção de esquemas - Partilha de conhecimento construído

Metodologias

A ação terá momentos de exposição teórica sobre os temas, momentos de reflexão dos docentes, com intervenções orais sobre o tema, a partir de questões apresentadas durante a ação, mas também a partilha de sugestões e a colocação de questões sobre o projeto.

Modelo

No final da ação será realizado um questionário de satisfação.

Observações

limitado aos docentes do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna

Formador

Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-12-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 18-12-2025
Fim: 18-12-2025
Acreditação: ACD_64_2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: ONLINE