#EntreViagenseAprendizagensparaProfessores: Programa de promoção do bem-estar de professores de 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário turma ACD_8_2026
Apresentação
A docência é considerada uma profissão muito exigente (em termos cognitivos e emocionais) associada a elevados níveis de stress, relacionados com fatores diversos como a complexidade das interações humanas no contexto escolar (com alunos, colegas, encarregados de educação, etc.) ou pressões estruturais (e.g., sobrecarga de trabalho, excesso de tarefas administrativas e burocráticas). O stress ocupacional nestes contextos surge frequentemente, sendo um risco para a saúde mental dos professores – que apresentam elevados níveis de burnout, segundo estudos recentes –, para a qualidade das práticas educativas e, consequentemente, para o desempenho dos alunos e para o ambiente escolar. Assim, no sentido de reduzir o desequilíbrio entre as exigências e os recursos percebidos para lidar com as mesmas, torna-se fundamental reforçar competências que promovam o desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional docente, bem como a sua saúde e bem-estar geral (e.g., competências socioemocionais, estilos de vida saudáveis, estratégias de autocuidado). A literatura mais recente indica que intervenções estruturadas focadas nestas competências podem contribuir de forma significativa para a diminuição dos sintomas de burnout e para o aumento do bem-estar dos professores, melhorando, consequentemente, o seu desempenho profissional (e.g., Durlak et al., 2015; Jennings & Greenberg, 2009; Oliveira et al., 2024). O #EntreViagenseAprendizagensparaProfessores: Programa de promoção do bem-estar de professores de 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, é uma intervenção constituída por 6 sessões dinâmicas e interativas, semanais, desenvolvidas em grupos de 12-15 professores. Integrado no paradigma das escolas promotoras de saúde (OMS & UNESCO, 2021), o desenvolvimento deste programa dirigido a professores surge na sequência do programa de promoção do bem-estar dirigido a adolescentes desenvolvido pela mesma equipa (Francisco et al., 2023), procurando agora alcançar outros elementos do sistema escolar com um papel determinante nas escolas.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Trata-se de uma ação de formação de curta duração relacionada com o exercício profissional de docente em qualquer domínio, dado focar-se em competências transversais – competências socioemocionais e competências relacionadas com a literacia em saúde e o autocuidado - essenciais para a manutenção do bem-estar dos professores e com impacto no seu desempenho profissional, em particular na qualidade das relações interpessoais estabelecidas com os alunos e todos os elementos do sistema escolar/educativo. Tem a duração de 6 horas e foi desenvolvida por uma doutorada em Psicologia e docente universitária, com base em investigação científica recente, nacional e internacional.
Conteúdos
A ação de formação tem como objetivo geral a promoção do bem-estar dos professores de 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, através da promoção da literacia em saúde, literacia em saúde mental, das competências socioemocionais e autocuidado e equilíbrio trabalho/vida pessoal, numa perspetiva holística e sistémica. Especificamente, pretende-se promover nos professores: - aumento de competências de literacia em saúde, em particular o reconhecimento do conceito de saúde como multidimensional e do impacto dos estilos de vida no funcionamento individual e profissional; - aumento de competências de literacia em saúde mental, em particular o reconhecimento de sinais stress e sintomas precoces de burnout, ansiedade e depressão, bem como estratégias para lidar com os mesmos; - aumento de competências de autoconhecimento e autorregulação, em particular a identificação de emoções e as estratégias de autorregulação emocional, para aumentar a adaptabilidade em situações de stress agudo; - aumento de competências de escuta ativa e empatia, para melhorar as relações interpessoais e a colaboração no ambiente escolar; - aumento de competências de comunicação e de gestão de conflitos no contexto escolar (e outros); - aumento de reportório do estratégias de equilíbrio trabalho/vida pessoal através da identificação de limites pessoais e da promoção de atividades de autocuidado.
Metodologias
Sessão 1. Literacia em Saúde e estilos de vida saudáveis (relação entre componentes de saúde física, mental e social) Sessão 2. Literacia em Saúde Mental (sinais de stress, ansiedade, depressão, burnout; primeiros socorros emocionais) Sessão 3. Consciência e Regulação Emocional (identificação de emoções, estratégias de autorregulação emocional) Sessão 4. Empatia e Escuta Ativa (treino de competências) Sessão 5. Comunicação Consciente e Gestão de Conflitos (treino de competências) Sessão 6. Autocuidado e Equilíbrio Trabalho - Vida Pessoal (identificação de limites pessoais e estratégias de autocuidado)
Modelo
A ação de formação decorre em regime presencial, em grupos de 12 a 15 professores, preferencialmente, podendo realizar-se vários grupos no mesmo período de acordo com o interesse das escolas e professores. As sessões são semanais, têm a duração de 1 hora (total de 6 horas), e seguem a abordagem SAFE (acrónimo para Sequencial, Ativo, Focado, e Explícito; Durlak et al., 2011). Recorrer-se-á à exposição teórico-prática, à interação contínua entre formadores e formandos e ao debate sobre os conteúdos propostos, em articulação com conhecimentos prévios dos formandos. Recorrer-se-á também a formas ativas de aprendizagem, baseadas em atividades experimentais e participativas (e.g., role-play, debates, exercícios de reflexão individual), no sentido de potenciar o desenvolvimento de competências, bem como a sua aplicação na vida diária dos professores, seja no contexto escolar ou na sua vida privada, pelo que são sugeridas também atividades entre sessões.
Formador
Rita Mafalda Costa Francisco
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 16-04-2026 (Quinta-feira) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Presencial |