ARQUIVO

Ref. 124Seminário TEIP Arquivo

Registo de acreditação: ACD_1_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 5.0 horas

Início: 06-03-2024

Fim: 06-03-2024

Regime: Presencial

Local: Alvalade

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Prof. João Soares, AE Patrício Prazeres, AE das Olaias, AE Alto do Lumiar, AE Marquesa de Alorna, AE Pintor Almada Negreiros

Enquadramento

O Programa TEIP é uma iniciativa governamental que visa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos. O programa é implementado atualmente em 146 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economicamente e socialmente desfavorecidos

Objetivos

Promover a partilha de práticas realizadas nos diferentes contextos educativos; Proporcionar formação relacionada com a temática do Encontro; Reconhecer os agrupamentos TEIP enquanto escolas promotoras de inovação e diferenciação pedagógica; Disseminar exemplos e práticas pela voz dos seus atores e reforçar as relações de confiança e envolvimento desenvolvidas entre territórios Estabelecer parcerias entre escolas TEIP;

Metodologias

Painéis temáticos

Avaliação

Inquérito

Anexo(s)

programa-acd-escolas-teip-6_03_2024-1_viPuA8Q.pdf


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-03-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial

Ref. 1284_2024 Arquivo

Registo de acreditação: ACD_4_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 06-03-2024

Fim: 06-03-2024

Regime: Presencial

Local: Lisboa

Formador

Teresa Isabel Pestana Brandão S. Oliveira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

REEI

Enquadramento

A proposta desta ação de curta duração enquadra-se no modelo de governança da REEI, considerando que os parceiros promotores (Direção-Geral da Educação, o Alto Comissariado para as Migrações – cujas competências transitaram para a Agência de Integração, Migrações e Asilo – e a Fundação Aga Khan) devem incluir propostas de formação na área da interculturalidade que visem apoiar os profissionais das várias escolas-membro na concretização dos pressupostos estipulados nos Termos de Referência da REEI, bem como outras que se venham a justificar face às necessidades identificadas.

Conteúdos

Momento I (10h00-11h30) – Sessão plenária: princípios e conceitos de educação intercultural referentes a: interculturalidade e multiculturalidade e pluralismo. Quadros de referência para refletir sobre a Educação Intercultural. • Sessão teórico-prática conciliando momentos de exposição com atividades individuais ou em pares sobre os conceitos apresentados: visão pessoal e profissional. Momento II (11h30-13h00 e 14h00-17h00) – Avaliação do II ciclo da REEI e planeamento do III ciclo participados considerando os princípios e pilares da REEI, em modalidade de World Café.

Metodologias

No I Encontro Regional da Rede de Escolas para a Educação Intercultural – REEI, primeiro encontro do atual ciclo desta rede de escolas – (re)visitar-se-ão os valores, princípios e conceitos da Educação Intercultural e, através da metodologia World Café, com base em questionários de avaliação e no Relatório de avaliação do anterior ciclo da REEI, será feita, de forma participada, uma avaliação desse ciclo, bem como o planeamento do ciclo que tem início no presente ano letivo. As equipas das escolas-membro serão também convidadas a refletir sobre as práticas de Interculturalidade na Escola, integrada na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE).

Avaliação

Frequência


Observações

Ação reservada aos docentes das equipas da Rede de Escolas para a Educação Intercultural.


Ref. 132ACD_1b_2024 Arquivo

Registo de acreditação: ACD_1b_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 5.0 horas

Início: 06-03-2024

Fim: 06-03-2024

Regime: Presencial

Local: Alvalade

Destinatários

Pessoal não docente;

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Professor João Soares

Anexo(s)

programa-acd-escolas-teip-6_03_2024-1.pdf


Observações

Inscrição de Não Docentes


Ref. 127ACD 3 Arquivo

Registo de acreditação: ACD_3_2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 28-02-2024

Fim: 06-03-2024

Regime: Presencial

Local: Alvalade

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial do AE de Alvalade

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

UNICEF

Enquadramento

Perante a constância do acolhimento de crianças e jovens estrangeiros não acompanhados em várias escolas a nível nacional, esta ACD vem dar continuidade a uma formação prévia na área, pretendendo aprofundar conteúdos e conceitos relacionados com esta população específica e previamente trabalhados.

Objetivos

Capacitar os diferentes profissionais em contexto educativo para a adoção de abordagens centradas na criança e em direitos visando o acesso a uma educação inclusiva de qualidade.

Avaliação

Frequência na totalidade das horas da ACD


Observações

Primeira sessão a 28 de fevereiro (3H) e a segunda no dia 06 de março (3H)